MINHA COZINHA QUE SE CUIDE - BOLO FORMIGUEIRO

segunda-feira, janeiro 12, 2015






BOLO ECONÔMICO ESTILO FORMIGUEIRO
Fácil - Rápido - 14 porções


A receita original é de chocolate mas como tinha pouco achocolatado em casa, arrisquei um "formigueiro". Da próxima vez farei o de chocolate...  com cobertura!!!


INGREDIENTES:



1 xícara de leite.
1 xícara de óleo.
2 ovos.
2 xícaras de farinha de trigo.
1 xícara de açúcar.
1 colher (de sopa) de fermento em pó.
2 colheres (de sopa) de achocolatado em pó.



PREPARO:


No liquidificador bata bem o leite, o óleo e os ovos;

Numa tigela junte a farinha e o açúcar.

Acrescente o líquido batido aos poucos e misture bem.
E então coloque o fermento.
Separe  o equivalente a uma xícara da massa e despeje o restante numa forma untada e enfarinhada (puts! eu não enfarinhei, acho que foi por isso que ficou com essa borda estranha... xiii).
Coloque a massa da xícara de volta na tigela e misture o achocolatado. Despeje sobre a massa da forma "desenhando" em vai-e-vem.
Leve ao forno pré-aquecido (com hífen ou sem?) - eu costumo ligar o forno convencional antes de preparar a massa - e deixe assar por 40 minutos a 250°.


Viu a borda estranha??? Ficou crocante...

O meu deu uma queimadinha, talvez seja melhor uns 30 minutos ou temperatura mais baixa ou um fogão novo! Hahahaha


Ficou bom.

Comparando com o bolo de abacaxi (aqueles de pacote) que a minha mãe fez no mesmo dia - tava chovendo e o clima "pedia" um bolinho, no nosso caso: dois, fizemos intercâmbio - o meu ficou mais "pesado" enquanto o da mãe desmanchava na boca e o meu ficou menos doce e mais oleoso também.



OBS.: Lembrar de colocar menos óleo no de chocolate pra próxima vez.



Em compensação e "nem aí" pra minha avaliação, foi quase impossível controlar as crianças - o "defunto" não tinha nem esfriado ainda e os pequenos pareciam urubuzinhos na minha volta: Mamãe! Mamãe! Mamãe! - Incrível como duas crianças parecem se multiplicar, eles comeram três fatias (mais finas que as da foto) cada um! Tá certo que uma das fatias virou migalhas no meu sofá mas parece que foi superaprovado! \o/



Experimente e me conte!



Realizando metas em 2015.



Até a próxima! o/

.

You Might Also Like

4 comentários

  1. Adorei a dica *.* dia de bolo aqui em casa sempre tem algo diferente e acho que vou tentar esse *.*

    Adorei o post e o blog!

    Blog: http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br

    Facebook/ fanpage: https://www.facebook.com/pages/Meu-ba%C3%BA-de-estrelas/1588922264671352

    ResponderExcluir
  2. Oi Jacqueline, muito obrigada!
    Apareça mais vezes. Na semana que vem tem bolo de chocolate com cobertura que é uma delícia!

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Esse bolo ficou com uma cara ótima hein, manda um pedaço aqui pro RJ!

    bjs

    fernandamouta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. O gosto ficou bom mas a cara... hehehe
    Achei estranho essa borda (crocante) que não estava nos planos... hahahaha
    Já mandei um pedaço, chegou???
    Ah... se não chegou é porque o carteiro comeu!

    Um grande beijo.

    ResponderExcluir

Não saia sem comentar!
Sua opinião é sempre bem-vinda e importante pra mim e pro blog.
Responderei a todos os comentários.

Obrigada pela visita.
Volte sempre!