MOMENTOS DE NOSTALGIA - FILMES NACIONAIS

domingo, maio 15, 2016




Oi Gurias e Guris!


Eu não era muito de ver filmes nacionais por ainda ter aquele preconceito de que filme brasileiro é só pornochanchada (nunca escrevi essa palavra, mas tá certo assim, né? hahahaha) e safadeeeza (e quem foi que disse que isso é ruim, hein?!?!?! hahahaha)... mas desde "Central do Brasil" as coisas mudaram no cinema nacional não é mesmo? Talvez antes, mas é desse filme que eu me lembro...

Não ficou de todo recatado nem "super" qualificado (até porque as "porcarias" também tem seu valor... Não é mesmo? hahahaha) mas merece nosso respeito!




Quanto à seleção que preparei, não esperem muita novidade até porque são MOMENTOS DE NOSTALGIA, então não há nenhum recém saído de cartaz e muito menos estreando por aí, mas provavelmente vocês já devem ter ouvido falar deles em alguma época de suas vidas.


Juro que até pensei em fazer uma seleção "diferenciada" mas como não assisti muitos filmes nacionais em anos passados... a lista ficou até bem comunzinha, algo bem no estilo "todo mundo já viu" ou "todo mundo conhece". Mas vai que... né?


Nossa! Falei demais dessa vez... Então não percam mais tempo e confiram!




BICHO DE SETE CABEÇAS


Ano: 2001.

Direção: Laís Bodansky.
Elenco: Rodrigo Santoro, Othon Bastos, Gero Camilo, Cássia Kis Magro, Caco Ciocler, Valéria Alencar...

Um típico filme que mostra a que ponto pode chegar a falta de compreensão e diálogo entre os familiares, as pessoas em que mais poderíamos confiar, somado a uma instituição com métodos "de cura" abusivos que beiram a tortura.

Rodrigo Santoro esbanjou interpretação nesse filme. 
Li que, graças a esse filme e o tema abordado, foi criada uma lei que proíbe a construção desse tipo de instituição.






O HOMEM QUE COPIAVA

Ano: 2003.

Direção: Jorge Furtado.
Elenco: Lázaro Ramos, Leandra Leal, Luana Piovani, Pedro Cardoso, Carlos Cunha Filho, Sheron Menezes...

Sabe aqueles filmes que parecem previsíveis mas surpreendem no final? Esse é um deles.

Confesso que adoro esse filme por ele ter sido gravado em Porto Alegre no Rio Grande do Sul (sou bairrista, sim!), e reconhecer bairros, ruas e estabelecimentos daqui foi muito legal e até emocionante de certa forma.






O AUTO DA COMPADECIDA

Ano: 2000.

Direção: Guel Arraes.
Elenco: Selton Mello, Matheus Nachtergaele, Fernanda Montenegro, Marco Nanini, Denise Fraga, Luís Melo, Paulo Goulart...

E precisa falar alguma coisa??? Acho que o primeiro filme do Auto que eu vi foi dos Trapalhões... hahahaha As interpretações de Selton e Matheus estão inadjetíveis (essa palavra não existe, né?), assim como todas as outras! Esse filme é um espetáculo!







TROPA DE ELITE

Ano: 2007.

Direção: José Padilha.
Elenco: Wagner Moura, André Ramiro, Maria Ribeiro, Caio Junqueira, Milhem Cortaz, Fernanda Machado, Fábio Lago...

Acho que quase todos lembram do bafafá que deu sobre esse filme antes mesmo de ele ser lançado com aquele lance da pirataria, né?

Apesar de toda a violência, tiroteios e excessos... Confesso que o que mais me chamou a atenção foi a naturalidade que os atores fizeram transparecer, principalmente no quesito "palavrões". Sei que pode não agradar a muita gente, mas foi algo que sempre achei forçado em outros filmes e nesse não.






CARANDIRU

Ano: 2003.

Direção: Héctor Babenco.
Elenco: Rodrigo Santoro, Wagner Moura, Luiz Carlos Vasconcelos, Caio Blat, Lázaro Ramos, Gero Camilo, Aílton Graça...

Só o nome desse filme já me dá calafrios, por toda carga de violência e sofrimento que traz...

Não gosto muito de filmes desse tipo, mas o que me fez assisti-lo foi saber que Rodrigo Santoro faria o papel de Lady Di e seria par romântico de Gero Camilo (o Sem-Chance), que contracenou com ele em "O Bicho de Sete Cabeças",... e eles estavam maravilhosos!






OS TRAPALHÕES E O MÁGICO DE ORÓZ

Ano: 1984.

Direção: Dedé Santana e Victor Lustosa.
Elenco: Renato Aragão, Mussum, Zacarias, Dedé Santana, Xuxa, Arnaud Rodrigues, José Dumont, Dino Santana...

Uma das lembranças mais legais que tenho da minha infância é de quando meu pai me levava no cinema pra ver filme dos Trapalhões... Eu ria o tempo todo! E ria alto! Meu pai dizia que era uma risada espontânea (coisa de criança, né?) que contagiava as outras pessoas que estavam vendo o filme. Quando eu dizia pra ele que as outras pessoas também riam, ele me falava que eles riam da minha risada... hahahaha

Sempre uma mescla de aventura, drama, fantasia, doçura, encantamento e diversão...

A parte ruim de fazer esses posts NOSTALGIA, é que às vezes não encontro um trailer decente (na verdade nem encontrei) e tenho que apelar para um trecho específico do filme que nem sempre condiz com o enredo... Mas pelo menos encontrei um com os personagens principais juntos: o Homem de Lata, o Espantalho, o Leão e o Didi numa versão masculina e cearense da Dorothy. Sendo "Oróz" também uma adaptação do nome Oz com Orós, uma cidade e município do Ceará - estado onde nasceu Renato Aragão.






LISBELA E O PRISIONEIRO


Ano: 2003.

Direção: Guel Arraes.
Elenco: Debora Falabella, Selton Mello, Virgínia Cavendish, Bruno Garcia, Marco Nanini, André Mattos, Tadeu Mello...

Adoro esse filme por lembrar muito o Auto da Compadecida... pelos artistas e um enredo que poderia colocá-lo nas minhas seleções de "Filmes Fofos" do Nostalgia... hahahaha






Nada muito inesperado né? Mas foram filmes que eu realmente vi e tinha algo para falar. 

Só pra constar, o último filme nacional que vi foi "Bem Casados" com Alexandre Borges e Camila Morgado e achei bem legal.

E vocês aí, qual filme do passado que mais recordam e qual o mais recente que viram??? Contem aí!


E para a próxima seleção de filmes qual tema sugerem? Estou precisando de ideias... Conto com vocês!




Até a próxima! o/

.

You Might Also Like

18 comentários

  1. Bom,dos filmes que você listou,já ouvi falar no Auto da Compadecida e já cheguei até a assisti-lo durante alguns minutinhos e no filme:A Tropa de Elite.Nos outros,nunca tinha ouvido falar,mas pelo trailer,gostei do:Lisbela e o Prisioneiro.O jeito do Tadeu Mello é muito engraçado!Sobre sugestões,por que você não faz uma listinha de filmes já estreados que você quer assistir?!Beijo e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro Tadeu Mello, Radija! Toda vez que ouço a voz dele lembro logo do Sid da Era do Gelo... hahahaha
      Muito obrigada pela sugestão de lista de filmes, vamos ver o que consigo fazer.

      Um beijo.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Então tu viu algumas comédias pela vida hein, dona Anna??? Hahahaha

      Um beijo.

      Excluir
  3. Já vi alguns desses citados e agora me deu vontade de vê-los de novo hahaha.

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz com isso, Pathy!
      Muito obrigada.

      Um beijo.

      Excluir
  4. Adoro momentos de nostalgia... vários desses filmes ainda não assisti...! <3333 http://www.blahoestraich.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tu adora, Lisi!
      Muito obrigada.

      Um beijo.

      Excluir
  5. Será que vou ter que assistir O homem que copiava novamente? Já o vi a tempo demais e nem lembrava, se é que eu sabia, que foi filmado aqui! Preciso ver de novo!! Gosto muito de Lisbela e o prisioneiro! O auto da compadecida também! Adorei a seleção! Não sei do que pode fazer a próxima, desculpa! Mas com certeza trará filmes legais como sempre! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então veja O Homem que Copiava de novo, Elô! Eu veria. hahahaha
      Muito obrigada!

      Um beijo.

      Excluir
  6. Também não assistia muitos filmes nacionais, e acho que por isso não conhecia alguns. Porém já tinha assistido "O auto da compadecida", "Lisbela e o prisioneiro" e "Os trapalhões e o magico de oróz" e são pura nostalgia! Adorei o post.
    Beijão

    Um Momento Qualquer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal saber que tu assistiu Os Trapalhões, Sara!
      Muito obrigada.

      Um beijo.

      Excluir
  7. Não sou muito de assistir a filmes, não porque não gosto, mas porque não tenho o hábito mesmo. Então não conheço muitos filmes nacionais. Mas já assisti alguns dos mais famosos e sei que deve ter muita coisa legal menos divulgada também. Eu tenho uma queda pelos que retratam o Nordeste, como o Auto da Compadecida e o filme de Lisbela <3
    Beijos

    www.Juhlihipy.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana, esses que retratam o Nordeste, com certeza são os mais lembrados.

      Um beijo.

      Excluir
  8. Amando seus posts de filmes! Também faço no meu blog e aaamoo assistir de tudo! Quase comentei naquele que vc incluir o filme "nunca fui beijada" porque aquele filme é cheio de nostalgia pra mim, assistia demais quando era mais nova e adoro! Mas tive que comentar nesse por conta de "Lisbela e o Prisioneiro"! Gente, esse é meu filme nacional preferido de todos os tempos, eu assisto quantas vezes passarem na TV, assisto de novo quando dá saudável. Que filme delicioso, é engraçado, é cheio de atores maravilhosos, umas locações lindas, uma história incrível e uma linda, linda homenagem ao cinema seriado. Eu sou muito apaixonada por ele, recomendo pra todo mundo que eu posso!

    Eu acho uó quando as pessoas vem com aquela história de que cinema nacional não presta. Nosso cinema é incrível, e como qualquer cinema no mundo tem obras boas e ruins. Taí todos os filmes que você incluiu na lista pra provar isso, generos distintos, para publicos variados e todos excelentes produções! Ótima seleção!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mary, amei teu comentário!
      Também assisto Lisbela e o Prisioneiro sempre que posso... hahaha é um espetáculo!
      O cinema nacional já foi muito "mal visto" mas hoje em dia a história é outra!
      Muito, muito, muito obrigada.

      Um beijo.

      Excluir
  9. Adoro assistir O Auto Da Compadecida com meu pai, sempre nos rende ótimas risadas!

    www.nathaliaorige.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse filme é fantástico né, Nathália?
      Adoro demais!

      Um beijo.

      Excluir

Não saia sem comentar!
Sua opinião é sempre bem-vinda e importante pra mim e pro blog.
Responderei a todos os comentários.

Obrigada pela visita.
Volte sempre!