MOMENTOS DE NOSTALGIA - MÚSICAS ITALIANAS

segunda-feira, junho 20, 2016




Oi Gurias e Guris!


Hoje (atrasado, eu sei, me desculpem!) o Momentos de Nostalgia traz uma seleção de músicas um pouco diferente, continuam sendo músicas antigas mas hoje, além de não serem nacionais (e eu sei muito bem que algumas pessoas as preferem), são italianas!

Sim, sou descendente de italianos (bisneta, se não me engano) por parte de pai e carrego isso no sobrenome Pezzi (meus familiares sempre pronunciaram "Péssi", e por muito tempo acreditei que o correto fosse "Pétsi" - como pizza - então fui pesquisar e descobri que a pronúncia depende da região italiana e pode ser "Pedzi" ou "Petzi", com "z" e não "s" como eu pensava que fosse... capice?). Que coisa!

O gosto por essas músicas veio dos meus pais, claro! Mais específicamente do meu pai, que aos meus ouvidos (quando criança), sempre teve um gosto meio estranho pra música... hahahaha E não é que a gente "pega" esses gostos estranhos???

Vem conferir o que tirei do baú dessa vez...


FORTISSIMO - Rita Pavone

Ano: 1963.
Álbum: Rita Pavone
Compositores: Bruno Canfora.



TORNERÒ - I Santo California - Nico Fidenco
Voltarei

Ano: 1975.
Álbum: Dolce Amore Mio.
Compositores: Marcello Ramoino, Claudio Natili e Ignazio Polizzy Carbonelli.




CHAMPAGNE - Peppino Di Capri

Ano: 1973.
Álbum: Peppino Di Capri
Compositores: Depsa, DiFrancia e Iodice.

Foi o primeiro cantor italiano a fazer sucesso com um twist em seu país, interprentando"Let's Twist Again" de Chubby Cheker.




DATEMI UN MARTELLO - Rita Pavone
 Dêem-me Um Martelo

Ano: 1963.
Álbum: Rita Pavone.
Compositores: Pete Seeger e Lee Hays.




BELLA SENZ'ANIMA - Riccardo Cocciante
Bela Sem Alma

Ano: 1974.
Álbum: Anima.
Compositores: Americo Cassela, Marco Luberti e Ricardo Vincent Cocciante.

Também foram gravadas versões em português por Sidney Magal em 1977 e por Zezé Di Camargo e Luciano em 2001.




ROBERTA - Peppino Di Capri

Ano: 1963.
Álbum: Due Ragazzi Cosi - 96.
Compositor: Peppino Di Capri.

Essa música foi dedicada à sua esposa na época, a modelo Roberta Stoppa.





LA SOLITUDINE - Laura Pausini
A Solidão

Ano: 1993.
Álbum: Laura Pausini.
Compositores: Arcangelo Valsiglio, Pietro Cremonesi e Federico Cavalli.

Eu não disse que esse gosto pega??? Assim que ouvi Laura Pausini, adorei e virei fã!!! Acho que o ouvido já estava acostumado a ouvir o italiano hahahaha.
E pra quem não conhece ou não lembra, Renato (gênio/poeta) Russo também gravou essa música.






Espero que tenham gostado dessa seleção um pouco diferente...

Vocês tem sugestões de temas para músicas pro Momentos de Nostalgia? Deixa aqui nos comentários, eu agradeço. <3



Até a próxima! o/
.

You Might Also Like

48 comentários

  1. Nossa, Tais! Viajei agora...eu amava a Rita Pavone e em 1963 eu tinha 9 anos.Cresci ouvindo musicas italianas. Beleza de post.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em 63 meu pai tinha 16 e minha mãe 8! hahahaha
      Também cresci ouvindo músicas italianas mas no meu caso já eram antigas...
      Muito obrigada.

      Um beijo.

      Excluir
  2. Adorei o post! Eu conheço algumas mais atuais porque meu namorado morou na Itália por um tempo e me faz escutar com ele de vez em quando haha ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que adorou, Karol!
      Espero que goste dessas mais atuais, pois teu namorado te fazer escutar com ele pode acabar virando tortura, né? hahahaha
      Muito obrigada.

      Um beijo.

      Excluir
  3. QUE DIFERENTEEEEEE hahahha. Nao conhecia nenhuma e fiquei auper curiosa para ouvir. É legal ver posts que variam de coisas que somos acostumados a ver ou ouvir todos os dias. Ja disse isso eu acho mas adoro o bloggggg ❤️ Bjs de luz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre bom variar um pouquinho né, Ariane?
      Fiquei muito feliz com teu comentário.
      Muito obrigada.

      Um beijo.

      Excluir
  4. Olha elaaaaaa! A rainha da nostalgia. Gente eu escutava Rita Pavone quando era bem novinha.rsrs Peppino Di Capri só na época da adolescência fui conhecer, mas Laura Pausini é linda né, canta muitooooo. Ai que bom relembrar gente que canta, e canta bem. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro Laura Pausini!! <3
      Fico feliz que tenha gostado.
      Muito obrigada.

      Um beijo.

      Excluir
  5. Eu sou Italiana,o nome "Adinolfi" é de lá..
    As músicas são diferentes mais bem legais! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adinolfi é bem diferente, né?
      Que bom que gostou.

      Um beijo.

      Excluir
  6. A única que conheço de todas elas é a última rs. Sou péssima com músicas estrangeiras, sério, não conheço quase nada. Mas é bom saber que isso representou uma época da sua vida ♥ Saudade é tão bom quanto vivenciada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos conhece a mais atual, Kelly! hahaha
      Concordo contigo em relação a saudade...
      Muito obrigada.

      Um beijo.

      Excluir
  7. Ah que engraçado! Não conheço nenhuma! Sabe, sou descente de alemães, com um pé na França e umas raízes perdidas aí. Foi bom conhecer essas músicas diferentes, hoje as músicas que tocam nas rádios são insuportáveis e todas iguais! Eu gosto mesmo é de musica velha HAHAHAHAHA

    Sucesso! Beijos, Menina Borboleta.

    http://meniborboleta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mistura é o que não falta no Brasil, né? hahaha
      Música velha??? Então tu é das minhas!!! o/
      Muito obrigada.

      Um beijo.

      Excluir
  8. Ai, adorei! Quando eu tava fazendo vestibular minha mãe me levava pra fazer as provas abertas ouvindo um cd só de música italiana, ida e volta durante 3 dias (e era longe pra burro), nossa, eu AMAVA! Lembro que Champage e Roberta estavam no meio e tinha Laura Pausini também!
    E eu acho sobrenome italiano super bonito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Luly!
      Sou suspeita pra falar do sobrenome, acho super bonito também.
      Fico feliz que tenha gostado.
      Muito obrigada.

      Um beijo.

      Excluir
  9. Ai meu Deus, que perfeitas essas músicas! Não costumo ouvir muitas músicas italianas, na verdade, acho que só escutei umas duas até agora.
    Eu adoro entrar em Blogs e ver playlists diferenciadas. Estava até pensando em montar uma no meu blog, mas sendo francesa (oh la la *_*)
    Beijos ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Luana!
      Fico feliz que tenha gostado.
      Músicas francesas conheço muito poucas, seria legal ver uma playlist dessas, Cherrie! <3

      Um beijo.

      Excluir
  10. Ai que legal, não sou muito fã, não, mas Laura Pausini me lembra a época de escola, nas aulas de espanhol. <3
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber, Angélica.
      A Laura faz muitas gravações em espanhol.

      Um beijo.

      Excluir
  11. Eu amo escutar músicas antigas, isso vem de minha mãe que sempre escuta na rádio e eu peguei essa manina também, mas são músicas lindas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coincidência, Isabel!
      Peguei essa mania da minha mãe também... hahaha
      Adoro demais! <3

      Um beijo.

      Excluir
  12. Tem vezes que ouço Laura até meu cerebro derreter, e essa música La Solitudine me faz chorar loucamente não sei porque hahaha. Eu não conhecia essas antigas! Comecei a estudar italiano este ano então estou ouvindo muito Laura e Andrea, adorei as dicas! Vou ouvi-las.
    dezoitoemponto.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Andrea é demais!!! <3
      Que legal saber que tu ouve tanto Laura, eu adoro as músicas e a voz dela.
      Muito obrigada.

      Um beijo.

      Excluir
  13. Minha mãe vai amar essa playlist! Ela simplesmente ama a Itália, a língua, tudo... Ela ouve algumas músicas em italiano, e a Laura Pausini eu conheço bastante. hehe
    Os outros eu ainda não conhecia.
    Ah, e eu também sou descendente de italianos, mas no meu caso o parentesco é bem mais distante. *-*

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal saber que tua mãe curte, Mariana!
      Aqui em casa, no caso, é meu pai que gostava e quando conheceu minha mãe passou adiante e assim também foi com as filhas. hahaha

      Um beijo.

      Excluir
  14. Eita, músicas italianas? nunca ouvi nenhuma haha a não ser aquelas óperas bem famosas :D vou ouvi-las :) eu super concordo com você que a gente pega esses gostos estranhos do pai ahahaha

    aii adoro o sotaque italiano, tão fofo gente! e super elegante, eu sempre achei muito elegante quem fala italiano :) gente que voz é essa dessa rita pavone!! super cara de novinha e uma voz lindona!!! gente to apaixonada por essa rita ahahha sério, ela é fofa! e eu ouvindo a música do martel da rita, meu pai ouvindo ahahaha falando que adorava as músicas dela ahahha GENTE essa música da Laura, conheço!!!!! super romântica <3
    bem nostalgia ahahha

    beijos :*
    japona.mairanamba.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, também adoro o sotaque, Maíra! É muito charmoso, né?
      Tô rindo muito de saber que teu pai adorava hahaha Meu pai vai gostar de saber!
      Muito obrigada.

      Um beijo.

      Excluir
  15. Também sou italiana por parte se bisavó paterna! hahahaha Laura Pauzini é maravilhosa! ahhahaha Sempre adorei ela! Quero muuuuito conhecer a Itália! Creio que será numa próxima ida à Europa! Beijoca! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale, Priscila!
      Se eu pudesse escolher algum lugar do exterior acho que seria a Itália, também.

      Um beijo.

      Excluir
  16. Sou descendente de Italianos também, "Fronza". Por aqui, o pessoal gosta de falar todos juntos, em voz alta. Não perca seu tempo querendo "discutir". Meu pai adora ouvir essas músicas e nos domingos pela amanhã o som italiano e alemão é o nosso repertório de almoço. Gostei da sua seleção musical, realmente é muito nostálgico e acredito também, que mesmo que alguém não tenha proximidade com essa origem já ouviu alguma delas em um momento da sua vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Laísa! Amei teu comentário <3 (com exceção das músicas alemãs) Até parece que descreveu as reuniões de família que fazemos... hahaha
      Muito obrigada.

      Um beijo.

      Excluir
  17. Que post legal, gosto de muitas coisas italianas como a culinária e o sotaque, agora da música não gosto achei essa daqui animada DATEMI UN MARTELLO - Rita Pavone rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como não gostar da culinária italiana né, Larissa??? Mamma mia!!! hahaha
      E o sotaque é um charme.
      Muito obrigada.

      Um beijo.

      Excluir
  18. Não conhecia nenhuma música italiana antiga, acho que só aquelas que passam em comerciais ou brevemente na televisão sabe? Gostei de saber sobre sua ligação com a Itália, nunca suspeitei nada, haha. Fiquei imaginando como foi quando você descobriu sobre a pronúncia do seu sobrenome, rsrs, deve ter sido uma surpresa e tanto.

    Juhlihipy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que apesar de ter o sobrenome e gostar da música italiana, minha ligação maior é com a comida mesmo! hahaha
      Muito obrigada, Juliana.

      Um beijo.

      Excluir
  19. Nossa, muito legal mesmo! Sò conhecia a da Laura Pausini, que era fã quando criança *---*
    boa semana :)

    Red Behavior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, Duds!
      Muito obrigada.

      Um beijo.

      Excluir
  20. Não conhecia nem uma das músicas, mas já ouvi outras músicas da Laura Pausini. Não conheço muito sobre a Itália, ainda mais músicas que não são do meu tempo, porém adorei ouvi-las e saber que você tem descendência Itália.
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei muito feliz com teu comentário!
      Laura Pausini tem muitas músicas lindas. <3
      Muito obrigada.

      Um beijo.

      Excluir
  21. Nossa que momento nostalgia mais diferente haha' mas é legal conhecer músicas de outros países, as minhas preferidas são, japonesas, coreanas e francesas ❤ Das músicas da sua lista, só conhecia a da Laura ^-^ mas adorei a voz e o jeitinho da Rita '0' E além disso descobri que falava seu nome errado kk'
    Espero que me perdoe...Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Não conheço a maioria das músicas que você sugeriu, mas assim que vi Laura Pausini acabei me lembrando das novelas da Globo, certeza que já ouvi algumas por lá. Tenho vontade de conhecer alguns países da Europa e a Itália está entre eles, quem sabe um dia né! ;)

    ResponderExcluir
  23. A única que eu conhecia era a da Laura Pausini, exatamente pela gravação dela do Renato Russo, que eu adoro!
    Gosto muito de ver sugestões de músicas, é sempre bom conhecer mais e mais!
    Como sugestão de tema, talvez músicas das décadas de 20 e 30. Há um tempo atrás eu pesquisei e muitas vezes é difícil encontrar referências boas. :)

    xoxo

    retipatia.com

    ResponderExcluir
  24. Olá Tais, tudo bem?
    Não conheço a nenhuma das músicas apresentadas no post, que vergonha! A única cantora que lembro ter ouvido - bem pouco - é Laura Pausini porque uma pessoa da minha família gostava bastante.
    Muito legal o fato de você ter descendência italiana. E seu sobrenome é lindo. :)
    Beijos :*

    www.midnight-skies.com

    ResponderExcluir
  25. Confesso que não conheço muito sobre a Itália, e quando o assunto é música, então... Haha já havia escutado algumas, mas não fazem parte das plays que costumo ouvir. Enfim, foi bom ter encontrado o seu post, vou ouvir todas as músicas e quem sabe procurar por mais musiquinhas italianas, rs. ❤️

    ResponderExcluir
  26. Meu Deeeeus !!

    Eu choro com Champagne ! É maravilhosa !

    Fortíssimo... Roberta... Torneró... Bella Senzanima.

    Você me matou agora Tais ! Kkkkk.

    Amei !!

    Beijo !!

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Instagram: @aquelenaoblog |

    | Julinha e os Vídeos - Canal do Youtube |

    ResponderExcluir
  27. Oi Tais, tudo bem?
    Confesso que músicas italianas não são as minhas favoritas. Mas curto muito uma nostalgia! rsrsrs...

    Vim conhecer seu blog e agradecer por me aceitar no grupo no face.
    Aproveitei para seguir e curti a página para ficar por dentro das novidades.
    Desejo sucesso e um ótimo domingo!

    bjOO

    Dany
    Blog Breshopping da Dany
    Instagram @breshopping_da_dany
    Curta no Facebook
    Conheça também o Breshopping da Dany KIDS

    ResponderExcluir
  28. Uau, que delícia de post! Adoro músicas italianas! Há alguns anos fiz curso de italiano, então escutava muitas dessas músicas. Um dos que eu ouvia bastante era o Adriano Celentano e tem uma música que eu gosto até hoje é Tra Te E Il Mare da Laura Pausini <3
    Muito bom seu post, me fez relembrar muitas coisas pelo que passei ^^
    Beijo!

    Laflorando

    ResponderExcluir

Não saia sem comentar!
Sua opinião é sempre bem-vinda e importante pra mim e pro blog.
Responderei a todos os comentários.

Obrigada pela visita.
Volte sempre!