[BEDA # 8] O QUE EU QUERIA SER QUANDO CRESCESSE

segunda-feira, agosto 08, 2016



Oi Gurias e Guris!


Agosto é o mês das vocações, aprendi isso na escola mas acho que nem falam mais nesse assunto. Desde quando começamos a estudar nos perguntam "O que quer ser quando crescer?" e isso só piora com o passar dos anos, principalmente quando se chega no ensino médio sem saber responder essa pergunta!

Na infância isso é tão fácil, temos um leque de opções quase infinito e temos capacidade para tudo e uma imaginação sem limites e sem obstáculos!

Então foi mais ou menos nessa fase que me baseei para responder essa questão e mostrar como minhas pretensões mudaram com o passar dos anos. Sem contar o exercício mental que foi puxar lá dos meus tempos de criança os meus sonhos de "gente grande"...

Confere aí!


PROFESSORA

Em vários momentos ou épocas da minha vida eu quis ser professora... De Português, de Inglês, de Artes, de Dança... Por admiração aos professores (sempre tem aquele/a que vira ídolo né?) ou por inspiração em filmes - "Sociedade dos Poetas Mortos", "Um Mestre em Minha Vida", "Ao Mestre Com Carinho", "Mentes Perigosas", "Professora Sem Classe"... hahahaha - sempre gostei de professores revolucionários ou que apenas fugiam do convencional pra fazer a diferença e instigar os alunos... Se eu fosse professora gostaria de ser uma dessas!

"Não importa o que alguém te diz, palavras e ideias podem mudar o mundo."


ARQUITETA

De tanto visitar as construções onde meu pai trabalhava como "Encarregado Geral" e passar muito tempo perambulando pelas salas dos arquitetos e até mesmo conversando com alguns deles... Peguei um fascínio por aqueles desenhos que, depois de um tempo, se tornariam casas de verdade!!! No entanto, quando estava no ensino médio e comentei a minha vontade de fazer o vestibular para Arquitetura, ouvi do meu pai que era muito difícil de passar... Eu não só acreditei como parei de visitar as obras...



ESCRITORA

Acho que foi desde que li "A Marca de Uma Lágrima" do Pedro Bandeira, talvez com uns doze anos (não sei...), eu tenha começado a me aventurar escrevendo romancezinhos do tipo "água-com-açúcar"... Escrevi três durante a minha adolescência - como já mencionei nesse post - eu chamo de "livros" mas eram apenas cadernos pequenos de 200 páginas... E com o passar dos anos fui ficando cada vez mais crítica em relação a eles que acabei jogando no lixo. Hoje penso que junto com eles joguei boa parte da minha criatividade pois não consigo mais escrever com a facilidade que escrevia naquela época. Uma pena...



BAILARINA

Talvez seja por isso que eu goste tanto de filmes de dança... Dança! Ballet clássico não. Tá, o ballet em si me chamava a atenção porque muitas meninas na minha escola faziam e o meu sonho era usar sapatilha de ponta - até hoje lembro de uma amiga que dizia que eu tinha uma curvatura no pé ótima pra isso, e eu ainda tenho... só dói um pouquinho mais que naquela época... hahahaha - mas aquela postura "mitida" com o queixo pra cima, e algumas delas caminharem com os pés virados pra fora tipo dez pras três, me incomoda até hoje... E depois que eu descobri (fazendo Dança na escola como Educação Física) que eu conseguia até abrir um espacate mesmo sem fazer Ballet... Bah, véi... desisti! Hahahaha... A Dança ainda me chama a atenção, eu amo dançar seja o que for e até gosto de ballet mas prefiro o contemporâneo...



ESTILISTA

Tudo começou com a novela "Ti-ti-ti" (a dos anos 80 tá? Porque eu não sou novinha... hahahaha). De tanto ver aqueles croquis achei que poderia desenhar também. Meu problema maior, além de desenhar roupas com linhas retas, sem ideia de como proporcionar "movimento" às peças e que em alguns casos nem a modelagem ou costura seriam possíveis, era o desenho do "ser" que vestiria a roupa. Braços e pernas eu até arriscava... Mas mãos, pés... rosto então! Aff! Desisti, né? Hahahaha
Mas só pra me exibir e dizer que eu não fui sempre tão ruim assim... Fui eu quem desenhou meu vestido de noiva! Nada exuberante ou extravagante, porque sou adepta do simples... Mas ficou bem bonitinho... Pena que a costureira acabou ficando com o desenho e não tenho como mostrá-lo mas esses da imagem abaixo são meus também de uma das últimas vezes em que me inspirei no século passado...



MÃE

Muito sonhei em me casar e ter filhos...Aos 21 foi que a vontade ficou mais latente (sabe aquela história do relógio biológico? Pois é...). E destes listados acima, este foi o único que consegui realizar - 10 anos depois, o momento certo pra mim - três vezes!!! E é exatamente assim que me sinto em relação aos meus filhos: RE-A-LI-ZA-DA!!! E me permitindo ser clichê, pois não há como ser mãe sem ser clichê... Eles são TUDO (!) pra mim, são a razão de eu não ter posto um fim na minha vida quando estava no fundo do poço me afogando em minha depressão e autopiedade... Pois foi justamente a minha filha mais velha, a Maria Luíza, quem me estendeu a mão pra me tirar de lá! Falei sobre isso nesse post. Eles são o ar que eu respiro!
É por eles que eu vivo e luto pra não recair outra vez.



Acho que exagerei um pouco na emoção agora... Não consigo falar nos meus filhos sem me emocionar... ou choro ou não paro mais de falar! Hahahaha


Agora... Cá entre nós... O que você você quer ser quando crescer?


Até a próxima! o/
.

You Might Also Like

28 comentários

  1. Ah a parte do ser mãe ficou tão linda!
    Amei o que você queria ser <3
    Beijo

    Dicas para Todas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah... Muito obrigada, Mariane!
      Quando nos sentimos realizadas não há como não ficar lindo, né? Hahahaha

      Um beijo.

      Excluir
  2. Acredita que essa sua lista de profissões é idêntica a minha? E eu quase parti pra dança (se não fosse o fato de que sempre fui meio cheinha estabanada e desajeitada e nunca ia conseguir fazer um plié sequer), mas as artes cênicas me conquistaram por um tempo.. sabe de uma coisa? Acho que cada dia que eu dou uma passadinha no seu blog, eu me identifico mais e mais com você, e adoro isso ♥ Seus filhos são lindos, lindos, lindos! Adorei o post! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério, Bella???
      Não faz assim que eu choro! Muito bom demais saber que tu te identifica e que temos tanto em comum. Fiquei toda boba!
      Muito obrigada!

      Um super beijo!

      Excluir
  3. Muito interessante as profissões que vc quis exercer, e elas se interagem sinal que vc tem um talento ai querendo sair, penso que sempre é tempo de recomeçar. Hoje li suas postagens sobre depressão, lembro-me da minha mãe que tb sofreu altos e baixos e em muitos momentos fui mãe dos meus irmãos, cuidei da casa. Ela dizia que eu era seus dois braços, hj em dia ela está bem, é feliz dinâmica e sim as vezes fica abatida mas tira de letra, seus filhos são seus tesouros e que bom que vc é uma mãe carinhosa isso é muito importante. Virei fã da Maria Luisa, tb sou de áries e fui uma criança precoce como percebi que ela é. Um abraço e fique sempre bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo o teu comentário, Carol!
      Fico feliz em saber que tua mãe conseguiu superar. Estou por esse caminho e espero chegar perto dos 100%
      Sou suspeita em falar mas a Malu é uma criança precoce e maravilhosa!
      Muito obrigada!

      Um beijo.

      Excluir
  4. Muito legal! Tem a vida toda para ser o que quiser ser, com tantos talentos. Escrever bem tu já escreve. :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal foi receber um comentário teu aqui no blog, Michelle!
      Muito obrigada!

      Um grande beijo!

      Excluir
  5. Motorista de ônibus e professor. Infelizmente as duas são muito mal remuneradas e com um tipo de stress acima do que eu quero para minha vida. Marcelo Ribeiro (Risadinha)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Marcelo...
      Infelizmente terei que concordar.
      Mas confesso que fiquei muito feliz em ler um comentário teu aqui.
      Muito obrigada.

      Um beijão!

      Excluir
  6. Que postagem fascinante :) como sempre eu amei Tais a forma como você conduziu essa postagem, a forma tão descontraída e sincera que você escreveu.

    Eu já quis ser professora também, inclusive saiu essa opção nos meus testes vocacionais, e achei incrível o fato de você ter comentado sobre esse filme "A Sociedade dos Poetas Mortos", porque esse marcou a minha vida. Já quis ser cantora, produtora... mas hoje em dia ninguém me tira o sonho de publicar um livro! Quero muito poder cursar jornalismo e levar essa carreira adiante.

    E que lindo seu depoimento sobre ser mãe! Também fiquei emocionada ao ler :) seus filhos são lindos, e parecem ser super amáveis. Que Deus os abençoe muito sempre!

    Beijos,

    Blog Senhorita Deise

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei teu comentário, Deise!
      Esse filme foi marcante pra mim também. Indico sempre que posso!
      Muito legal saber o que tu já quis ser o que ainda quer ser. Boa sorte nas tuas realizações.
      Ser mãe foi minha maior realização. Eles me enlouquecem às vezes mas não há o que pague cada sorriso e cada aprendizado deles. Aprendo muito com eles também.
      Muito obrigada!

      Um beijo.

      Excluir
  7. Acredito que muita gente já quis ser professora, nem que seja na brincadeirinha de escola! Meu curso forma professores e como você sabe eu não estou muito certa de seguir essa profissão, mas se eu fosse certamente queria ser diferencial! Que chato que você ficou desanimada com o seu pai falou :/ Meu pai falou da concorrência na UPE para Bacharelado em Ciências Biológicas (50 por vaga) e mesmo assim eu passei. o/ Também gosto muito de desenhar roupas e você não tá sozinha não viu, também sou péssima em desenhar mãos e pés. Que legal que você fez o seu próprio vestido de noiva!
    Tenho 21 anos e não tenho pretensão de ser mãe (é algo que eu vejo pra um futuro bem distante). E é muito lindo ver você realizada com seus três pimpolhos! <3 <3 <3

    Juhlihipy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Ju... Pra mim sempre foi mais fácil acreditar que eu não sou capaz por ter o pensamento de que meus pais estavam sempre certos. Talvez por isso eu seja tão insegura hoje em dia...
      Ser mãe aos 21 eu acho cedo, mas me bateu uma vontade absurda naquela época. Ainda bem que esperei... não me arrependo!

      Um beijo.

      Excluir
  8. Desde pequena a única profissão pra mim era professor, sempre me espelhava neles e queria ser a redentora de todo conhecimento do mundo. As brincadeiras eram sempre assim: eu professora. Mesmo se brincassemos algo de mágica, eu seria a professora de mágica HIUSHUHUHAUH
    Me formei como professora e dei aula por 3 anos, não me arrependo nem um segundo por isso mas infelizmente a educação no Brasil não tá rolando. Saí totalmente desesperada da escola chorando e falando que não queria mais voltar :T
    Agora é hora de fazer um novo plano sobre o que quero ser quando crescer!
    A Bela, não a Fera | Youtube A Bela, não a Fera | Fã Page no Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal saber quando alguém realiza um sonho de infância mesmo que por pouco tempo né, Bela?
      Embora, hoje em dia, já seja frustrante só pensar na ideia de ser professora... :(
      E lance com a fotografia??? Ainda estou esperando a continuação daquele projeto com os caras bonitões... hahaha

      Um beijo.

      Excluir
  9. Gente, amei!
    Quero ser prof também haha (estamos caminhando pra isso) e entendo muito esse sentimento que esses filmes passam de inspiração ♥
    Ser escritora também é um pequeno sonho, sempre imaginei como seria lançar um livro hahah
    Ti-ti-ti (a nova versão) tentou me influenciar pra moda mas não rolou....

    Entre cartas e amores ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom saber que ainda existem pessoas que não desistiram de ser professores. Parabéns, Karoline! <3
      Sabe que vi poucos capítulos da nova versão de Ti-ti-ti e não mexeu comigo como a primeira... hahaha
      Muitas coincidências, né? Será do signo???

      Um beijo.

      Excluir
  10. Quase chore!! Que lindo, parabens por essa profissão hahaha
    Poxa, mas tu leva jeito pro desenho de moda. Eu fiz a cadeira e tinha gente que não chegou perto da tua qualidade huahauahauahau ficaram bons mesmo!
    Eu queria ser veterinária, beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Nana... fiquei até sem jeito agora. hahaha
      Primeiro com a tua emoção com o post.
      Depois com teu elogio aos meus desenhos...
      Muito obrigada.

      Um beijo.

      Excluir
  11. Minha primeira profissão escolhida quando criança era dentista, apenas digo: ECA, sei que era pelo fato de ir ao dentista mensalmente na UFRGS, meu pai trabalhava em frente. Os dentistas eram estagiários/não formados ainda e todos tão fofos, eu os guardo num espacinho do meu coração até hoje, e tive até um dentista chamado Kurt, acredita? haha No fim trabalho em uma clínica odontológica HAHAHA destino? Sim, mas sou da parte administrativa. Professora entrou depois também, e até quando estava terminando a escola, o que me dificultou: falta de paciência, com certeza eu seria uma professora de matemática muito odiada, pois detesto que não prestem atenção e depois perguntem de novo kkk Também quis ser arquiteta, eu e minha amiga sonhavamos com isso e meu pai me incentivava! Também com a mesma amiga quis muito ser estilista, desenhavamos folhas e mais folhas... que engraçado lembrar, tenho uns até hoje!! Mas os meus não eram profissionais quanto os seus ta? hahaha E os meus muito coloridos! E pensava em ser dançarina do Faustão HAHAHAHAH gente!! Sobre ser mãe: to me sentindo estranha pois nunca tive o sonho de ser mãe, mas tinha uma lista infinita de que nomes poderia dar aos meus filhos, nunca pensei o quanto isso é contraditório! No momento sou super confusa: as vezes quero muito ser mãe, as vezes não. E meu sonho desde uns 13, 14 anos: fotógrafa ou atriz. Gostaria muito ainda de poder realizar uma dessas. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo textões nos comentários! Li tudo mas só consigo pensar numa coisa: dançarina do Faustão! hahaha Rindo muito aqui.
      Sabe que até eu engravidar, mesmo decidida a ter um bebê eu ainda ficava pensando se queria ou não??? Contraditório também, né? Na verdade o que pesava era a possibilidade de eu não ter vocação. Às vezes ainda acho que não tenho... mas sempre que recebo elogios sobre a educação e inteligência dos meus amores... Eu volto a pensar que fiz o certo. hahaha
      Ser fotógrafa eu adoraria muito também... Quem sabe formamos uma equipe, né? hahaha

      Um beijo.

      Excluir
  12. Iih gente,estão me "tirando o meu lugar" de fazer textão nos comentários!Hahaha...
    Mas isso não importa,até porque, esse post ficou tão amor,que não tem como não fazer textão!
    Primeiro que:Aprendi que Agosto era o mês das vocações nas missas.
    Não me lembro de alguém ter me falado isso na escola...
    Segundo que:Eu sempre quis ser,desde pequetita,inúmeras profissões.Entre elas:Política (SIM!POLÍTICA!E eu tinha 8,9 anos,quando escolhi ser isso!kkk),Irmã (SIM!IRMÃ!Tinha uns 10 anos,quando fiz essa escolha),depois veio professora,dentista,modelo (sonho de toda menininha pequena,né?!),atriz,veterinária (queria muito,muito mesmo ser isso,mas tinha um certo medo,de ver bichinhos machucados,pois iria chorar muito!Sim,sou toda derretida pelos animais!AMO DE PAIXÃO!!),jornalista,escritora também,professora também (a profissão que quase todo mundo já quis ser um dia,haha) entre outras.Por enquanto,só me lembro dessas,mas sei que já tive outras também,pois trocava de profissão,de uma semana para a outra.Hahaha...
    Professor/a é sempre uma das profissões,que (quase) todo mundo já quis ser.E a gente sempre acaba sendo inspirada por alguém,né?!Quando eu estava no terceiro ano do Ensino Fundamental,eu quis ser professora e fui inspirada pela minha prof,que para mim,era até mesmo,um exemplo de pessoa.Tentava sempre ser igual ela.Hahahaha...
    Aí depois no quarto ano,conheci outra professora,a Beatriz Mainardi.Ela era/é professora de Português e de Literatura.Ela era/é uma professora tão maravilhosa,tão "diferente" das outras.Sabe aquela professora,que faz tu gostar de estudar,que te incentiva a chegar em casa e ler um livro de 50 páginas em uma noite só,apenas por ler,por gostar de ler.Tudo bem que 50 páginas,agora,pelo menos para mim,é pouco...mas eu estava no quarto ano na época.Sabe aquela professora,que te apresenta coisas novas,que faz tu se descobrir,que faz tu descobrir teus talentos...e o melhor de tudo!Aquela professora que vira tua segunda MÃE!?SIM!!SEGUNDA MÃE!! Ela te dá conselhos,lhe empresta o colo pra ti chorar,lhe ajuda a correr atrás dos seus sonhos e o melhor,ACABA REALIZANDO TEUS SONHOS?!Pois é,essa é a professora Beatriz Mainardi! (aquela que eu tenho no facebook e que digo para ela todo dia: "Te amo,sorinha"!
    Ai Tais,ela é um AMOR.Ela já é meu tudinho.Virou parte de mim!
    É minha mamãe 2 e ponto final!
    Até minhas "paixonites" eu conto para ela!
    É a pessoa mais linda,mais fascinante,mais sábia,que eu já conheci em toda a minha vida!
    É o meu exemplo de vida.É um exemplo de profissional e ser humano!
    Ai meu Deus,acho que me alonguei demais né?!Hahahaha...
    Já deu para perceber que eu AMO MUITO ela,né?!Hahahaha...
    (continua no próximo comentário)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem chance de alguém tirar o lugar de fazer textão nos comentários ainda mais depois desse, né? #recorde hahaha
      Sabe que um dia eu disse que queria ser freira? Tudo por causa de um menino que disse que não gostava mais de mim... eu tinha só 7 anos! hahaha
      Que lindo esse teu amor pela professora Beatriz.

      Excluir
  13. É que assim,tu disse que quando vai falar dos teus filhos,ou tu fala demais ou tu se emociona,né?Pois é.É exatamente assim comigo,quando eu começo a falar da prof Beatriz.Ou falo demais,ou me emociono!Hahaha,mas dessa vez falei demais..rsrsrs
    Mas ela é muito importante para mim.É essencial em minha vida!
    Foi graças a ela,que descobri que tenho talento para teatro (cadê a modéstia,Radija?rsrs) e que eu AMO COMPLETAMENTE TEATRO,principalmente teatros de comédia,que eu AMO fazer personagens cômicos e que é o que eu quero pra minha VIDA!
    Eu já escolhi váárias profissões,mas aquele sonho de ser atriz,nunca acabava.Ele adormecia,mas quando falava em teatro,o coração já batia mais forte.Acendia aquela chama/sonho novamente,sabe?!
    Eu nunca esqueci esse sonho,como eu disse,eu pudia escolher várias profissões que eu quisesse,mas aquele sonho nunca se acabava.Adormecia e SEMPRE reacendia!
    Espero conseguir realizar esse meu sonho.Desde os 10 anos,tenho ele e hoje,com quase 14 anos,eu ainda NÃO DESISTI e não vou desistir!Não importe os obstáculos,seguirei SEMPRE em frente!
    Foi tudo graças a ela!O meu amorzão,como eu chamo!
    Ela é aquela professora "diferente" sabe?Que te instiga a descobrir novas coisas,como tu disse no post.Ela é assim e se eu fosse professora,é assim que eu queria ser.
    Exatamente como ela.Igualzinha!
    Sabe,eu não descarto essa possibilidade de ser professora.Gosto de ensinar.Admiro muito isso.Quem tem esse dom e quem sabe,em algum momento da minha vida,eu não tenha essa oportunidade,né?!
    Gostaria de ser professora de Literatura ou Ensino Religioso!Adoroo!
    "Não importa o que alguém te diz, palavras e ideias podem mudar o mundo." EXATAMENTE!CONCORDO PLENAMENTE!Vou pegar essa frase para mim!Hahaha...Posso?
    Bom,mas agora,vamos passar para as outras profissões,porque senãoo..hahaha..
    Tu acredita que eu NUNCA quis ser arquiteta?NUNCA MESMO!Não achava muita graça nisso!rsrsrs..Mas Tais,tu deveria ter persistido!Não podemos desistir de algo que queremos,porque os outros dizem que é difícil!...Mas vai que era o destino mesmo,né?
    Adorei o gif que tu usou!Hahahahahahaha.....casa caindo em 1,2,3 hahahaha.Tu Tais,sempre com sinceridade e humor!
    (continua no próximo comentário)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre muito bom quando temos alguém tão especial como a tua professora, pra admirar e levarmos pra toda a vida, né?
      Quem sabe tu não te torna uma professora de teatro hein???
      Nunca se sabe!

      Excluir
  14. Aiii,eu também já quis ser escritora (ainda quero ser).Adoro escrever e Tais,tu deveria ter guardado teus "livros".Tu poderia publicá-los no Wattpad!Eu seria a primeira a ir correndo ler!
    Vai que tu fica famosa!
    A senhorita tem talento para isso e ó,200 páginas não é pouco não,viu?!
    Bailarina!Tá aí uma coisa que eu nunca quis ser.Acho lindo bailarinas e ballet,mas comigo nunca daria certo.Sou toda "dengosa" e ficar com os pés virados pra trás?Iiih,já sinto dor! rsrs...
    Eu também AMO dançar,principalmente coreografias todas ensaiadinhas!Amooo!
    Miga,e esses desenhos aí?Quanto talento hein?Aliás,tu é toda "cheia dos talentos"!
    Tem talento para escrever,blogar e agora desenhar!Eeeita!Hahaha..
    Teus desenhos são lindos!
    Queria poder ver teu vestido de noiva,que tu mesma desenhou.Achei isso tão show!Chique!Hahahaha...Coisa mais linda o vestido com uma abertura na barriga.Adoreii! (Tu me entendeu agora?rsrs)..Ai,também sou um desastre para desenhar mãos,pés,rosto..Na verdade,sou um desastre para desenhar!kkkk
    E agora,a parte mais linda e fofa do post!Ser mãe é um dos meus sonhos e eu quero muito!Adoro planejar sobre tudo isso.Salvo várias coisinhas no facebook,relacionadas a esse universo de mamãe.
    A gente sente a emoção com que tu escreveu aquelas palavras e por sinais,LINDAS!
    Teus filhos tem orgulho de ti,por ser essa mulher forte,guerreira.Pode ter certeza disso!
    Um beijo pra ti e os teus pequenos e ah,AMEI o post!

    P.S:Tadinha de ti,lendo tudo isso! rsrsrs..É que eu me sinto tão confortável aqui e aí,eu coloco tudo o que eu penso!
    Um dos meus blogs preferidos!
    Parabéns por ser essa ótima blogueira que és e por esse blog maravilhoso!
    Agora sim,beijoo!(publicando comentário,senão vou escrever mais,rsrsrs!)


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente o comentário mais lindo (e longo) que já recebi em todo o tempo de blog... <3
      Não há palavras suficientes pra agradecer tanto carinho e tanta disposição pra escrever tanto em um comentário. hahaha
      Te adoro demais, meu anjo.
      #emocionada

      Um beijo.

      Excluir

Não saia sem comentar!
Sua opinião é sempre bem-vinda e importante pra mim e pro blog.
Responderei a todos os comentários.

Obrigada pela visita.
Volte sempre!