MOMENTOS DE NOSTALGIA: LOLLAPALOOZA BRASIL/2024

sexta-feira, março 22, 2024

 


Oi Gurizada!

Enquanto preparava o post anterior e ouvia minhas playlists no Spotify (gratuito), ouvi a chamada do Lolla - BR/2024.

Assim brotou a "brilhante" ideia de fazer um "Momentos de Nostalgia" com os artistas que se apresentarão no evento, dos dias 22 a 24/03. 

De quebra, encontrei mais dois aniversariantes do mês de março.

No entanto... Quase me arrependi. No decorrer do post, tu vai entender por quê.

E os artistas são:

ARCADE FIRE


"EU QUERO SEGURAR A MÃO DELA
E MOSTRAR A ELA UM POUCO DE BELEZA
ANTES QUE TODO ESSE ESTRAGO
SEJA FEITO"

MÚSICA: "The Suburbs"
GÊNERO: Alternativo/Indie 
ANO: 2010
COMPOSIÇÃO: Arcade Fire
ÁLBUM: The Suburbs 

Momento "confissão": já tinha ouvido falar da banda, mas a primeira vez que parei pra ouvir suas músicas foi há alguns dias, quando tive a ideia do post.

"The Suburbs" foi uma das únicas (se não "a") que agradou aos meus ouvidos.



BLINK 182


"TARDE DA NOITE, VOLTO PRA CASA
TRABALHO É UM SACO, EU SEI
ELA ME DEIXOU ROSAS NAS ESCADAS
SURPRESAS ME DEIXAM SABER
QUE ELA SE IMPORTA"

MÚSICA: "All The Small Things"
GÊNERO: Pop/Punk
ANO: 1999
COMPOSIÇÃO: Tom DeLonge, Mark Hoppus e Travis Barker
ÁLBUM: Enema Of The State

Primeiramente, parabéns para o aniversariante, Mark Hoppus, que completou 52 anos no dia 15. \o/

Ahhh... Deles, eu tenho propriedade pra comentar (tá, nem tanto assim, sou realista... e sincera) porque é uma banda com músicas que me remetem, de certa forma, aos "bons tempos".

Ainda dou boas risadas vendo o videoclipe dessa música e reconhecendo as referências "parodiadas" de vários artistas. Entre eles, Backstreet Boys e N'Sync.



LIMP BIZKIT


"MAS MEUS SONHOS NÃO SÃO TÃO VAZIOS
QUANTO MINHA CONSCIÊNCIA
PARECE SER
PASSO HORAS, DE PURA SOLIDÃO
MEU AMOR É A VINGANÇA
QUE NUNCA ESTÁ LIVRE"

MÚSICA: "Behind Blue Eyes"
GÊNERO: Soft rock/alternativo/indie 
ANO: 2003
COMPOSIÇÃO: Pete Townshend (da banda The Who em 1969)
ÁLBUM: Results May Vary

Não é muito um estilo que eu curta ouvir e, algumas músicas, tipo "My Way" me lembram muito Red Hot Chilli Peppers.

Junto com esta (uma versão da original, gravada pela banda The Who, nos anos 70), que escolhi, são as únicas que conheço.



KINGS OF LEON


"QUENTE COMO FEBRE
COM O CHACOALHAR DOS OSSOS
EU SENTIA O GOSTO, O GOSTO
NÃO É PARA SEMPRE
É SÓ POR HOJE À NOITE
AINDA ASSIM
É A MELHOR COISA DO MUNDO"

MÚSICA: "Sex On Fire"
GÊNERO: Alternativo/Indie/rock
ANO: 2008
COMPOSIÇÃO: Os irmãos Caleb, Jared, Nathan e o primo Matthew Followill
ÁLBUM: Only By The Night

Esta foi a primeira música que lembro de ter ouvido da banda que também lançou, no mesmo ano/álbum, "Use Somebody" que gosto tanto quanto.



TITÃS 


"ÀS VEZES ACHO QUE NÃO VAI DAR PÉ
EU QUERIA FUGIR, MAS ONDE EU ESTIVER
EU SEI MUITO BEM O QUE ELE QUIS DIZER
MEU PAI, EU ME LEMBRO
NÃO ME DEIXA ESQUECER"

MÚSICA: "Marvin"
GÊNERO: Reggae/rock 
ANO: 1984
COMPOSIÇÃO: Versão de Sérgio Britto e Nando Reis 
ÁLBUM: Titãs 

Uma banda que "acompanho" desde o álbum (disco de vinil, na época) "Cabeça Dinossauro", de 1986. Eu tinha 10 anos de idade e ainda recordo de quando meu irmão mais velho pediu o disco de presente. Que momento!

Falando em "presente", Branco Mello também é aniversariante deste mês. Completou 62 anos dia 16.
Parabéns pra ele. \o/

Escolhi "Marvin" porque, além de gostar muito da música (óbevel!), volta-e-meia ela toca nos auto falantes do mercado onde trabalho atualmente. 

Nem fazia ideia de que era uma versão (até pesquisar a respeito pro post) da música "Patches", composta por Ronald Dunbar e General Norman Johnson, gravada pela banda Chairmen Of The Board e regravada por Clarence Carter, lá em 1970.



SAM SMITH


"POR QUE ESTÁ OLHANDO 
PARA TODOS OS CAMINHOS ERRADOS?
QUANDO O MEU É O CORAÇÃO
E O TEMPERO DA ALMA"

MÚSICA: "Like I Can"
GÊNERO: Power pop 
ANO: 2014
COMPOSIÇÃO: Sam Smith e Matt Prime
ÁLBUM: In The Lonely Hour

Tentei puxar pela memória, quando foi que ouvi Sam Smith pela primeira vez... São tantas músicas que gosto, que nem lembro qual foi a primeira.

Pensei que pudesse ter sido em algum tema de novela e, sinceramente, não lembro de ter assistido a qualquer uma das que suas músicas fizeram parte da trilha sonora.

Levando em consideração que minha memória já não é mais "lá-essas-coisas" há algum tempo (dizem que pode ser sintoma da menopausa ou climatério... Tô começando a acreditar que sim!), optei por apenas deixar a playlist rolar e escolhi uma das mais "velhinhas" porém mais animada.



SZA


"ABRA TEU CORAÇÃO,
ESPERANDO QUE EU NUNCA PERCEBA
QUE É UMA OUTRA PESSOA
PORQUE TE AMO DO JEITO QUE É
E ESPERO QUE NUNCA PERCEBA
QUEM EU REALMENTE SOU"

MÚSICA: "Garden (Say It Like Dat)"
GÊNERO: R&B/alternativo/TRAP
ANO: 2018
COMPOSIÇÃO: SZA, Daniel Tannenbaum e Craig Balmoris
ÁLBUM: Ctrl

Também não conhecia SZA, mas já ouvi alguma coisa a respeito.

De todas as músicas que ouvi (dando preferência para as mais antigas, pra fazer sentido no post, né?), consegui seguir, até o final, apenas com "Broken Clocks" e "Garden".

A última foi escolhida porque amei o videoclipe e reconheci o Donald Glover, que gravou "This Is America".
Detalhe: a SZA também aparece no videoclipe dele.



GRETA VAN FLEET


"MUITAS PESSOAS ESTÃO DE DIVIDINDO
E UM MUNDO À PARTE
COM SÓ UM CORAÇÃO
ESTÁ FADADO A CAIR E DESAPARECER"

MÚSICA: "Black Smoke Rising"
GÊNERO: Rock 
ANO: 2017
COMPOSIÇÃO: Os irmãos Josh, Jake e Samuel Kiszka, e Daniel Robert Wagner
ÁLBUM: From The Fires

Agora é aquele momento em que me pergunto: Por que (raios!) eu tive a "brilhante" ideia de fazer esse post?

Infelizmente, esta é mais uma banda que eu não conhecia e acho que nunca ouvi falar também.
Graças a Deusa, é a última da seleção.

"Black Smoke Rising" foi a segunda música que ouvi e logo pensei: É essa!

E aí está.



Finalmente, post concluído.
Até pensei que tinha sido uma má ideia, mas o fato de pesquisar sobre os artistas (principalmente os que não conhecia) me acrescentou "uma pá" de coisas. Então teve seu "lado bom".

Cansada, porém satisfeita com o resultado.
Espero que tenha gostado também.


Até a próxima! o/


You Might Also Like

0 comentários

Não saia sem comentar!
Sua opinião é sempre bem-vinda e importante pra mim e pro blog.
Responderei a todos os comentários.

Obrigada pela visita.
Volte sempre!