Minha recuperação

COMEMORANDO 730 DIAS - SETEMBRO AMARELO



Oi Gurias e Guris!


Eu já tinha ouvido falar em Outubro Rosa, Novembro Azul... mas Setembro Amarelo, apesar do movimento existir desde 2014, foi a primeira vez que ouvi falar! Dia 10 de Setembro foi o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio mas todo o mês de Setembro é voltado ao apoio às pessoas e incentivo para que FALEM e BUSQUEM ajuda.

Achei que por esse motivo, seria bom comemorar meus 730 DIAS... Talvez algumas pessoas ainda não saibam que tenho depressão e que continuo lutando com ela todos os dias, entre recaídas leves e outras um pouco mais pesadas e difíceis de enfrentar...

Há dois anos (730 dias), tomei um "banho ressuscitador" que me fez sair do fundo do poço e dar a volta por cima, depois de uma depressão profunda que, durou um pouco mais de dois anos, e me fazia rezar todas as noites pra não acordar...

Sabe... parece ser mais compreensível quando a depressão surge por conta da perda de um ente amado... mas quando é por um motivo aparentemente "supérfluo" (no meu caso, minha fidelidade foi colocada em cheque), as pessoas dificilmente entendem, principalmente quando tu costuma ser uma pessoa extrovertida e sorridente boa parte do tempo como eu costumava ser. "Como assim? Tu nem parece que tem depressão!"

Até que a dor na alma te corrói e os pensamentos ruins tomam conta do teu ser... É foda!
Mas a gente tem que lutar e muitas vezes esse "lutar" cansa pra caramba... E em vez de sair do buraco, mais a gente afunda nele. E quando os depressivos vestem suas máscaras de "está tudo bem" e se acostumam com elas, o suicídio acaba sendo uma "surpresa" de mau gosto. "Nossa! Mas ela estava tão bem..."

Minha mãe, por exemplo, nunca compreendeu muito bem (depois de encontrar uma "carta de despedida" minha) o fato de eu "ter tudo" e mesmo assim estar sofrendo...
No fundo, nem eu...

Adoro contar que quem me jogou a corda pra eu sair do fundo do poço foi minha filha mais velha, que tinha apenas 6 anos na época, simplesmente me perguntando por que eu não tomava mais banho...

Nem todos conseguem "acordar" e olhar em volta e perceber o quanto estão perdendo. Eu mesma já estou me recuperando de mais uma recaída e tá difícil! Cansa demais lutar todos os dias. No entanto hoje, minha mãe me compreende melhor (tivemos uma conversa longa, regada a muitas lágrimas, em que contei como eu me sentia e as bobagens em que pensava), tenho amigos que sabem que não é fácil (alguns por experiência própria) e que às vezes preciso de uns empurrões... Até porque sentir pena e "passar a mão por cima" nunca fez bem a ninguém.

E o mais importante...

Cheguei à conclusão que só depende de mim! 

É bom ser ajudado e ter apoio? Sim!
Mas de nada adianta alguém me estender a mão se eu não quiser segurá-la firme!

A luta é minha, mas todos à minha volta sofrem comigo!

Há 730 dias tomei um banho (por que não dizer) de vergonha na cara que me reanimou a fazer planos, a botar ordem na casa, voltar a cuidar e brincar com meus filhos, a criar um blog...

Recaídas???
Claro!
Mas continuo lutando todos os dias, e por mais que minha casa volte ao caos (com três crianças é complicado, né? hahaha) o fato de eu NÃO TER MAIS PENSADO EM MORRER ainda é motivo de comemoração pra mim.

Desde a minha depressão profunda, essa última foi a recaída mais demorada que tive e até o blog ficou pra trás, pois estava me parecendo algo sem serventia, quase desnecessário. Algumas outras coisas na minha vida deram errado e a tristeza e o desânimo me absorveram bastante. Quis me isolar e ao mesmo tempo sentia uma necessidade enorme de sair e VIVER(!) mas tava difícil de enfrentar o mundo lá fora...

Desabafei com as gurias do United Blogs (aquele grupo do Facebook pelo qual eu tenho um carinho todo especial) e apesar de todas terem mensagens de apoio, incentivo e compreensão, a mensagem que me fez pensar (e chorar horrores!!!) foi a que veio "inbox":

[Como não pedi autorização, não vou dizer quem foi, mas queria dividir com vocês.]

"Bom dia Tais!
Tudo bem?
Então, vi teu desabafo no grupo e vim aqui, te falar umas coisinhas muito importantes que tu não pode esquecer!
Primeiramente: Teu blog é MEGA útil sim! Não só para ti, mas, para mim também!
Tu começou escrevendo no blog, para tentar te aliviar tua depressão e pelo que eu percebi, aliviou muito, então, já pensou se tu parasse de blogar? Será que tua depressão não iria voltar novamente?
Pois pense bem, em vez de tu passar na frente do PC, respondendo vários comentários, muitos deles, cheio de elogios e de carinho, que irão te fazer suspirar de alegria ao lê-los, em vez de tu passar algum tempinho, fazendo posts de nostalgia, relembrando tuas lembranças, as mudanças, as coisas que tu gostava ou em vez de tu ficar pesquisando assunto para posts, as vezes descobrindo várias coisas legais, tu estivesse parada na tua casa, somente fazendo o serviço e cuidando dos teus filhos, e muitas vezes, com vontade de desabafar e não ter e acabar guardando isso para si mesma. Tu mesma sabe, que a depressão vem aos poucos e toma conta. Ela é silenciosa e para sair das garras dela é difícil e saber que tu se livrou dela, por causa do blog e agora tu abandoná-lo, será que não está sendo meio estranho isso? Tu largar do teu remédio, que é recomendado para sempre? Tu não estarias correndo risco de a doença voltar novamente?
O Momentos é útil para ti, por ser tua terapia, teu remédio e digamos que, um dos teus refúgios e útil para nós, teus leitores (principalmente para mim) que acabaram encontrando ali uma amiga por meio do blog. Eu morria de vergonha de comentar certas coisas, principalmente de dizer, que eu já tive depressão, por medo da reação das pessoas e no teu blog, eu encontrei uma terapia para mim mesma. Quantos comentários expondo coisas minhas, eu não deixei lá? Sendo que antes eu tinha vergonha.
Cara, teu blog é muito importante para mim!
Quantas vezes, eu estava triste e lia um post teu e eu ficava alegre?
Quantas vezes!
Quantas vezes, eu estava com a cabeça cheia e precisava me distrair um pouco, para onde eu corria? Para o Momentos!
Aquela vez, que tu colocou um post, desabafando, que foi quando nós se aproximamos, que tu havia tido uma ponta de depressão novamente, então, eu também estava mal. Estava com problemas com meu irmão e minha cunhada e queria fugir daquilo tudo. Que que eu fiz? Fui ler um post teu. Sabia que iria me alegrar. E alegrou!
Então, teu blog é uma terapia para todos nós!
O Momentos já virou meu apeguinho! Entro todos os dias nele, para ver se tem post novo ou até para ver os comentários. Me sinto bem por ti, sabe?!
Outra coisa: Desistir não! Nunca! Por favor!
Sei que isso cabe a ti, mas o teu blog já se tornou tão adorado por tanta gente.
Quantas coisas tu já conseguiu com ele? Pense bem. Foram amizades,muito carinho, o blog te "curou" digamos assim, da tua depressão. Acho que aliviar, se encaixa melhor!
Teu jeito de escrever, o layout novo, o blog em si é uma inspiração total.
Quando voltar a blogar, quero escrever que nem tu.
Sim, teu blog é uma das minhas inspirações!
Dê um tempinho, uma respirada.
Ainda predomina sobre ti, uma parcela de ressaca do BEDA, então, dê um tempo. Dê uma respirada e sem culpa!
Primeiro o teu bem-estar, ok? Depois, tente se organizar. Organize vida pessoal e o blog. A organização te deixará menos "cabeça cheia". Não foi tu mesma que disse no post número 30 do BEDA, que organização serve para literalmente tudo? Então!
Tire um tempo e volte quando estiver bem.
Teu blog é maravilhoso e eu não posso mais ficar sem ele.
Entendeu dona Tais?
Espero que eu tenha conseguido falar, tudo o que eu queria e que isso te ajude!
Ah, nada de ficar triste por post ou comentários atrasados.
Todo mundo passou por isso.
Vá com calma e respeitando seus limites.
Todos sabemos, que não existe só o blog em nossas vidas. Então ó, sem culpa!
Teus leitores continuarão lá. Te esperando de braços abertos e cheio de carinho.
Tire umas férias. Isso é fase. Digo por mim, que ja estou com vontade de blogar!
Tu não vai conseguir ficar por muito tempo sem o blog.
Não desista e pense duas vezes, antes de fazer qualquer coisa.
Um beijo.
Fique bem.
Espero ter te ajudado, pelo menos um pouquinho! 💕 
Até!💕💕💕"

Pois é...
Falei lá em cima que chorei horrores, né?
Na verdade eu tive uma crise de choro de fazer soluçar e quase ficar sem ar... Ainda bem que minha mãe estava em casa, corri pra ela, me abracei e desabei num choro que parecia não ter fim. Preocupada, ela perguntava o que tinha acontecido e eu só conseguia pedir: "Só me abraça"...

Sabe quando tu segura tanta coisa pra si, que depois de um tempo tu não aguenta e explode?
Acho que foi isso que aconteceu.
Foi um pouco assustador na hora, mas acho que era o que eu estava precisando: chorar!

Acreditem, me senti muito melhor depois. Até pude colocar algumas ideias no lugar.


Às vezes isso é o suficiente... às vezes não.

Cada caso é um caso, nem todos reagem da mesma forma, mas ainda acho que se abrir com quem confiamos e nos sentimos seguros é o melhor a se fazer... Mesmo não sendo a coisa mais fácil.


Quanto ao blog?
Ainda estou pegando leve... Não é a primeira vez que penso em desistir e certamente não será a última, mas uma coisa é certa: Enquanto ele estiver me fazendo bem, ele continuará aqui.


Até a próxima! o/
.
cenas

MOMENTOS DE NOSTALGIA - ANIVERSARIANTE WILL SMITH



Oi Gurias e Guris!


Será que me animo a voltar a postar??? Estou tentando aos poucos, vamos ver se eu consigo. 

Hoje é aniversário de Will Smith que está completando 48 anos!!! Parabéns pra ele!!! \o/

Sou fã dele há um bocado de tempo e por causa disso resolvi fazer uma seleção de filmes para homenageá-lo. Não vi tooodos os filmes em que ele trabalhou e nem caberia colocar todos os que eu vi e gostei aqui, então... se também são fãs, certamente vão sentir falta de algum trabalho dele. Mas coloquei um bônus no final e acho que vão gostar.
Confiram!


FEITA POR ENCOMENDA
Made in America

Ano: 1993.
Direção: Richard Benjamin.
Elenco: Whoopi Goldberg, Nia Long, Ted Danson, Jennifer Tilly, Will Smith...

Foi o primeiro filme que vi com ele e (sem querer parecer um louca ou completamente desinformada) tenho quase certeza que foi antes de conhecer a série The Fresh Prince of Bel-Air - Um Maluco no Pedaço.
Ele não é o personagem principal mas se faz presente daquele jeitinho Will de ser... hahaha



MIB - HOMENS DE PRETO
Men In Black

Ano: 1997.
Direção: Barry Sonenfeld.
Elenco: Tommy Lee Jones, Will Smith, Rip Torn, Linda Fiorentino, Tony Shalhoud...

Será que sou a única que pensa que um filme desse tipo pode fazer todo o sentido??? hahaha Afinal, "Elvis não morreu, apenas voltou pra casa..."



EU, ROBÔ
I, Robot

Ano: 2004.
Direção: Alex Proyas.
Elenco: Will Smith, Bridget Moynahan, James Cromwell, Shia LaBeouf, Alan Tudyk...

O primeiro filme em que pude notar o quanto Will Smith pode ficar "gostoso"... hahaha Peço uma atenção especial para a cena do banho... hummm... Sem comentários!!!!



O ESPANTA TUBARÕES
Shark Tale

Ano: 2004.
Direção: Rob Letterman, Bibo Bergeron e Vicky Jenson.
Elenco: Will Smith, Jack Black, Renée Zellweger, Robert De Niro, Angelina Jolie, Martin Scorcese...

Sim, um filme de animação em que Will dá voz ao personagem principal, um peixinho chamado Oscar.
E o que acho mais legal nesse filme são as semelhanças (quase cópias) dos personagens com seus dubladores. Adorei!



HITCH - CONSELHEIRO AMOROSO
Hitch

Ano: 2005.
Direção: Andy Tennant.
Elenco: Will Smith, Eva Mendes, Kevin James, Amber Valletta, Paula Patton...

Esse eu gosto muito por causa da presença da Eva Mendes, linda demais, fazendo par romântico com Will... Sem contar (óbvio!) com as risadas que esse filme pode proporcionar... Vide cena em que Hitch tem uma reação alérgica! Hahaha



SETE VIDAS
Seven Pounds

Ano: 2008.
Direção: Gabriele Muccino.
Elenco: Will Smith, Rosario Dawson, Woody Harrelson, Michael Ealy, Barry Pepper...

Mais um drama no currículo de Will... Um filme interessante, com um tema que te faz pensar e um final surpreendente que é ao mesmo tempo lindo e idiota (dependendo do ponto de vista).



HANCOCK
Hancock

Ano: 2008.
Direção: Peter Berg.
Elenco: Will Smith, Jason Bateman, Charlize Theron, Jae Head, Eddie Marsan, Johnny Galecki...

O herói que não quer ser herói, que é completamente fora dos padrões... encarnado por Will Smith.haha Só pode dar coisa boa, né? Sei lá, eu gosto! hahaha




Aqui está o BÔNUS que eu prometi.

Acho que muita gente sabe que Will Smith também canta, né? Desde antes de Fresh Prince. Inclusive a música de abertura da série é dele em parceria com Quincy Jones.
Mas vou mostrar pra vocês o primeiro videoclipe que vi dele.



Espero que tenham curtido. Foi a primeira vez que fiz uma seleção de filmes com o mesmo ator e gostaria de fazer mais vezes, o que acham???
Deem suas opiniões.


Até a próxima! o/
.
40 coisas

40 COISAS PARA FAZER ANTES DOS 40 - 5ª ATUALIZAÇÃO



Oi Gurias e Guris!


Faltando apenas um mês para o meu aniversário de (segura a taquicardia...) 40 anos, consegui incluir apenas mais um livro lido dos 14 que deveriam estar aqui e não concluí nenhum outro item. Meus planos de conseguir um emprego não funcionaram e muita coisa eu não pude concluir por ser necessário um tantinho de grana.

Bora conhecer a minha "listinha" e ver tudo o que falta fazer até o tão esperado (oi???) dia?

Me acompanhem...


DATA INICIAL: 21/08/2015
DATA FINAL: 21/10/2016
TOTAL DE DIAS: 396/417

LEGENDA

itens da lista
itens em andamento
itens concluídos
itens cancelados
algumas explicações


SAÚDE


1 - Fazer um check-up.
2 - Retomar "bons hábitos" (atividade física, alimentação...)

3 - Emagrecer - No início do projeto estava com 54Kg (me pesei em farmácia e estava vestindo jeans e tênis) hoje estou pesando 55Kg (me pesei em balança de banheiro apenas de lingerie) imagina minha tristeza... Buáááááá

4 - Fazer clareamento dentário.

5 - Me livrar de TODA a tralha!!! O que não quero, o que não serve, o que não funciona, o que não é meu... hahaha TUDO!!! E doar o que for possível. - Até o mês passado eu ainda não havia mexido em nada, mas nos últimos dias criei coragem e já me desfiz de algumas coisas... \o/ Mas provavelmente não conseguirei me livrar de tudo em apenas um mês. hahaha

AMIGOS


6 - Fazer novas amizades. - Continua praticamente apenas no virtual... mas as amizades estão aumentando! 

7 - Reacender antigas amizades. - devagar quase parando... mas pelo menos UMA amizade reacendida eu garanti... e continuo tendo aquelas amizades que NÃO quero reacender.

8 - Reunir amigos em casa pelo menos 1 vez por mês. (2/14)
A dinda da Manuela veio comemorar conosco o terceiro aniversário dela.
E veio mais uma vez trazendo também a mãe dela pra nos conhecer. - Tarde maravilhosa! 

9 - Participar de um "encontrinho" do grupo "Gurias Blogueiras - RS"... E fazer muitas fotos!!! - me desliguei do grupo. 


DEPOIS DE VOLTAR AO TRABALHO


10 - Montar os álbuns de fotografias das crianças.

11 - Montar um jardim. - estou pensando numa horta agora... talvez seja mais útil, mas a falta de grana está complicando os meus planos.

12 - Ir ao cinema 1 vez a cada 2 ou 3 meses. - 1 vez "Everest" (1/7)

13 - Ir ao teatro pelo menos 1 vez.

14 - Comprar um celular. - Comprei o da minha irmã caçula, usado e com a tela rachada mas tá funcionando melhor que o meu antigo... hahahaha

15 - Pintar a casa por dentro.


FINANÇAS


16 - Quitar minhas dívidas e limpar meu nome.
17 - Voltar a economizar e me organizar financeiramente. - Tá beeeem difícil!


VIAGENS E LUGARES


18 - Viajar com meus três filhos.

19 - Visitar amigos e parentes em Caxias do Sul.

20 - Viajar sozinha pra alguma cidade legal.
21 - Conhecer o Chalé da Praça XV (restaurante aqui de Porto Alegre) e fazer uma refeição lá.

22 - Ir na Redenção (Parque Farroupilha, aqui de Porto Alegre) 1 vez por mês sozinha ou não. (0/14) e depois da última tempestade que aconteceu e tantas árvores foram derrubadas... nem tive coragem de ir. Uma tristeza!

23 - Ir em uma pizzaria rodízio... Que saudade!!!


PESSOAL


24 - Voltar ao trabalho.

25 - Trazer a Malu de volta. ESSE EU GARANTO COM LETRAS MAIÚSCULAS!!! \o/ Enfim minha filha está de volta!!!

26 - Ler 1 livro por mês (no mínimo!).(4/14)
- Enfim terminei o "Melancia" da Marian Keyes \o/
- Li "Presentes da Vida" Emily Giffi
- "Belle" Lesley Pearse
- "Como eu era Antes de Você" Jojo Moyes - Acho que já posso contar como "fail", né???

27 - Manter o blog, mesmo aos trancos e barrancos... - Pensando seriamente em desisitir (mais uma vez...) mas ainda... - Mantendo (14/14)

28 - Aprender a cozinhar Yakissoba.

29 - Testar novos temperos e sabores. - Inseri a couve e as crianças gostaram \o/ E no último mês a pimenta do reino e ainda não passei do ponto (grande medo meu). Ah! Andei comprando mortadela também mas a Malu não gostou...

30 - Tingir o cabelo. OK! 3 vezes

31 - Fazer uma festa de aniversário pra comemorar meus 40 anos!!! - Festa não vai rolar, mas um churras com a família é certo! - o que pra nós não deixa de ser uma festa! hahahaha.


SAÍ DA CASINHA!!!


32 - Fazer mais uma tatuagem.
33 - Fazer aulas de dança de salão.
34 - Redecorar a casa.
35 - Fazer um vídeo de dança.
36 - Fazer um ensaio fotográfico sensual.
37 - Fazer um striptease particular.

38 - Comprar um notebook. - ganhei! \o/

39 - Visitar uma casa de swing. - Esse vai ficar pro "Coisas pra fazer antes de morrer"... hahahaha

40 - Me apaixonar (casar, não!). - Me apaixonei mas já desapaixonei...



Bem complicado de conseguir concluir saporra toda em um mês, né? Já estou pensando seriamente naquele outro projeto que já vi na blogosfera: "101 Coisas em 1001 Dias", quem sabe assim eu consiga... hahaha


Mas só o fato de ter conseguido trazer minha filha de volta pra morar comigo e seus irmãos... já vale por todos os itens que não concluí!!! Pensa numa mãe feliz...
Agora multiplica!!!
Sou eu.

- Essa parte (acima) eu copiei da penúltima atualização que fiz, mas sempre valerá a pena pra mim repetir -


Este post é a continuação de um outro que foi inspirado num dos projetos do grupo de interação BLOGS UPo Projeto 121 - 121 temas pra inspirar...
A inspiração foi o número 10 - faça uma lista de desejos para se fazer quando completar... de acordo com a idade (ex.: do meu caso, 40 anos = 40 desejos).

Não vou prometer nada pois sei que certamente não cumprirei. Mas já vou dizendo que foi um projeto bem legal de não fazer e talvez, apenas "talvez", eu traga mais alguma coisa concluída no mês que vem.


Até a próxima! o/
.

Subscribe