MOMENTOS DE NOSTALGIA - MULHERES INCRÍVEIS

sexta-feira, março 08, 2024

Fonte
Oi Gurizada!

Para comemorar o DIA INTERNACIONAL DA MULHER, fiz um post especial no estilo "mais-do-mesmo", porém diferenciado.

O "Momentos de Nostalgia" de hoje (o primeiro do retorno do Blog) traz uma seleção de filmes com (como o título diz...) mulheres incríveis "e" protagonistas... Óbevel!

No entanto... Nada de "histórias reais" ou filmografias (acho que dá no mesmo, né?). São filmes com mulheres incríveis no talento, como atrizes que são, como mães na vida real, como empreendedoras, ativistas/filantropas dando vida a personagens que superam as expectativas de si mesmas.

Seja mostrando o (seu) poder feminino, seja descobrindo seu verdadeiro valor e potencial ou transpondo limites. Em, alguns casos, ficção imitando a realidade, dando lições de que podemos ser muito mais do que imaginamos ou do que pensam (e às vezes, dizem) sobre nós.

Então, chega de papo e... Bora?
Bora!

1. AS PANTERAS
Charlie's Angels

Fonte
GÊNERO: Ação/comédia
ANO: 2000
DIREÇÃO: McG
ELENCO: Drew Barrymore, Lucy Liu, Cameron Diaz, Melissa McCarthy, Kelly Linch...
AVALIAÇÃO IMBd: 5,6/10

Filme baseado na série, de mesmo nome, lá de mil novecentos e... guaraná de rolha (1976 - 1981). 

Basicamente, são três mulheres Detetives Particulares e ES-PE-TA-CU-LA-RES, que trabalham pra um tal de Charlie, que elas nunca viram nem pintado(!), só ouvem a voz dele. Usam e abusam de artes marciais, veículos turbinados, alta tecnologia e muitos disfarces.

Se me permitem dizer... Uma mistura de "Missão Impossível", "Velozes e Furiosos" e "Agente 86", na versão feminina em dose TRIPLA!


CURIOSIDADES: Drew Barrymore é uma das produtoras do filme, e como não era muito "chegada" em armas de fogo (como as Panteras originais usavam na série, a Demi Moore até menciona algo a respeito, no segundo filme, "Panteras Detonando"), insistiu para que elas usassem apenas a luta contra o vilões.

As gurias treinaram com um mestre em artes marciais por 8 horas por dia, 5 dias por semana, durante 3 meses, mas mesmo assim, usaram o recurso de cabos para algumas das acrobacias.

2. MISS SIMPATIA

Miss Congeniality

Fonte
GÊNERO: Comédia/ação
ANO: 2000
DIREÇÃO: Donald Petrie
ELENCO: Sandra Bullock, Heather Burns, Candice Bergen, Deirdre Quinn, Melissa de Sousa...
AVALIAÇÃO IMBd: 6,3/10

Ahhh... Esse é um dos filmes que eu amo na vida! Aliás, amo Sandra Bullock!
Onde uma agente do F.B.I., casca-grossa, encrenqueira e desajeitada, precisa ser "lapidada"/transformada, para se infiltrar no concurso de Miss Estados Unidos e descobrir o planos malefícios de terroristas que ameaçam explodir uma bomba durante o concurso.



CURIOSIDADES: Teve duas indicações ao Globo de Ouro.
O filme não usou dublês e Sandra encarou suas próprias cenas de luta, com direto a acertar um chute na panturrilha de Benjamin Pratt, seu parceiro de cena 
Entre mortos e feridos... Salvaram-se todos! 


3. LARA CROFT: TOMB RAIDER

Fonte
GÊNERO: Aventura/ação/fantasia/suspense
ANO: 2001
DIREÇÃO: Simon West
ELENCO: Angelina (boca maravilhosa) Jolie, Rachel Appleton, Richenda Carey, Rachel Grant, Anna Maria Everett...
AVALIAÇÃO IMBd: 5,8/10

Uma guria fodástica, filha de um arqueólogo desaparecido, que agora se meter onde não deve mas sabendo muito bem o que faz e sentando a porrada em macho escroto... Tem uma grande aventura pela frente para impedir que o poder de "dominar o mundo" caia nas mãos erradas, nesse caso, os Illuminati.



CURIOSIDADES: Jon Voight, que interpreta o pai da Lara Croft, é pai da Angelina Jolie.
Ela aprendeu a usar armas de fogo, faz aulas de Kickboxing e Yoga para encarar o papel da heroína dos games.


4. LEGALMENTE LOIRA
Legally Blonde

Fonte
GÊNERO: Comédia/romance
ANO: 2001
DIREÇÃO: Robert Luketic
ELENCO: Reese Witherspoon, Selma Blair, Jennifer Coolidge, Linda Cardellini, Ali Larter...
AVALIAÇÃO IMBd: 6,5/10

A história da "loura-burra" (muito pejorativo, eu sei...) que leva um pé-na-bunda de um macho escroto. Pra provar que ele está errado sobre ela e com a intenção de reconquistar o seu "presente de Deus" (eu conto ou vocês contam?), ela consegue entrar pra faculdade de Direito em Harvard. Com seu jeitinho peculiar, o cachorrinho Chihuahua, Bruiser, à tira-colo, muito estudo e dedicação, Elle Woods mostra a que veio.

"Uma comédia sobre saber quem você é e mostrar o que tem de melhor"... Amei essa frase!



CURIOSIDADES: Reese ficou com todo o figurino de Elle, depois do filme.
A Mattel fez uma Barbie com o look pink de Elle para o lançamento do segundo filme.


5. DE REPENTE 30
13 Going on 30

Fonte
GÊNERO: Comédia/e romance
ANO: 2004
DIREÇÃO: Gary Winick
ELENCO: Jennifer Garner, Christa B. Allen (Jenna c/ 13 anos), Judy Greer, Brie Larson (bem novinha), Alexandra Kyle...
AVALIAÇÃO IMBd: 6,3/10

Não há quem não conheça a história da guria, de 13 anos, que deseja ardentemente ter 30 e ser bem sucedida. Eis que, do nada(!), ela acorda com os tão desejados 30 anos e fica mais perdida do que cachorro que caiu da mudança. Mas quando ela pega gosto pela coisa, acaba descobrindo que se tornou uma "boa bisca"!


CURIOSIDADES: Christa foi escolhida para fazer a versão "Jenna com 13", por causa de sua incrível semelhança com Jennifer quando era mais nova. 
Elas já tinham trabalhado juntas em "Minhas Adoráveis Ex-namoradas" da mesma forma, uma fazendo a versão mais jovem da outra.

6. O DIABO VESTE PRADA
The Devil Wears Prada

Fonte
GÊNERO: Comédia
ANO: 2006
DIREÇÃO: David Frankel 
ELENCO: Meryl Streep, Anne Hathaway, Emily Blunt, Gisele Bundchen...
AVALIAÇÃO IMDb: 7,5/10

Aquele filme que a guria consegue um emprego que acha que vai ser barbada... Mas aí, ela descobre que a chefe dela é (como dizemos aqui no Sul) "faca-na-bota"!


CURIOSIDADES: Acho que todo mundo já sabe disso, mas vale a pena mencionar, (além da cena icônica no Oscar de 2007, em que Meryl Streep incorpora a personagem Miranda Priestly num simples "trocar de câmeras") que no primeiro dia de gravação do filme, Meryl disse para Anne Hathaway que ela era perfeita para o papel e que estava muito feliz que trabalhariam juntas, mas logo emendou: "Essa é a última coisa gentil que vou dizer pra você".
E assim foi, pois Meryl fez questão de manter distância do elenco principal para comprometer a credibilidade de sua interpretação.
Apesar dos pesares, deu super certo.

7. MAD MAX: ESTRADA DA FÚRIA
Mad Max: Fury Road

Fonte
GÊNERO: Ficção científica/ação/aventura
ANO: 2015
DIREÇÃO: George Miller 
ELENCO: Charlize Theron, Zoë Kravitz, Courtney Eaton, Rosie Huntington-Whiteley...
AVALIAÇÃO IMBd: 4,5/10

Em futuro pós-"acopalíptico", Furiosa (Charlize), com seu braço mecânico, começa uma guerra na tentativa de salvar um grupo de gurias de um cara doidão. Aí aparece um gurizão (e bota gurizão, nisso! - Tom Brady - Me abana!), que também tá meio ferrado na história, pra dar uma "mãozinha" pra ela.
É o quarto filme de uma sequência que começou, e foi até o terceiro, com Mel Gibson... Considerado um galã nos anos 90.


CURIOSIDADES: Charlize usou uma luva verde (chroma-key) para sobrepor a imagem do braço mecânico e realmente raspou a cabeça para encarnar a personagem.
O filme ganhou 40 prêmios, incluindo 6 Orcars (de 10 indicações) e Charlize ganhou o de "Melhor Atriz" no MTV Movie Awards.


E essa foi a seleção de hoje...
Notaram que na parte do "elenco" só tem nomes de mulheres? Sim, foi proposital, afinal o dia é NOSSO!

Espero que tenham gostado do post, tanto quanto eu gostei de fazer.

Até a próxima! o/
*

(IMBd: Internet Movie Database - Base de Dados de Filmes na Internet)

You Might Also Like

2 comentários

  1. Eu amei, amei, ameeeei esse post porque você mostrou vários tipos de força que mulheres podem ter, sabe? Eu amo que Legalmente Loira seja um filme tão enaltecido nesse aspecto porque foi um filme que me ajudou a ser eu mesma enquanto adolescente e é pra mim ATÉ HOJE cheio de mensagens positivas para nós!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luly! É muito bom te ver no primeiro comentário da minha volta a esse mundinho... E fico muito feliz com a sensação de "objetivo alcançado" que tuas palavras me trouxeram, pois foi essa mesma a intenção do post. Já leu a respeito da vida da Reese Witherspoon? Porque ela é incrível mesmo. Sobre o filme? Até eu subestimei mas ele pode trazer grandes reflexões sobre nós mesmas, né?
      Gratidão
      E apareça mais vezes.
      Beijo

      Excluir

Não saia sem comentar!
Sua opinião é sempre bem-vinda e importante pra mim e pro blog.
Responderei a todos os comentários.

Obrigada pela visita.
Volte sempre!