EXPERIMENTANDO O SISTEMA "FLY LADY" DE ORGANIZAÇÃO E LIMPEZA

quinta-feira, dezembro 11, 2014




De tanto ler no site/blog Vida Organizada vááááários posts sobre o sistema FLY Lady de organização e limpeza, fiquei tentada a experimentar, afinal toda ajuda seria bem-vinda.
Como o site da FLY Lady é em inglês e o meu inglês é "the book is on the table" hahahaha, fui atrás de sites que o traduzissem e encontrei o blog da Roseli. Perfeito!

Então vejamos como posso explicar tentando não copiar muito dos outros sites...

Dividi a minha casa em 5 zonas pra trabalhar em uma zona por semana, organizando e limpando um pouquinho cada cômodo por mês. Sem perfeição pra não enlouquecer e desistir de tudo!

A FLY Lady dividiu assim:

Zona 1: Entrada, porta da frente e sala de jantar.
Zona 2: Cozinha.
Zona 3: Banheiro e quarto extra.
Zona 4: Quarto principal.
Zona 5: Sala de estar.

O Vida Organizada dividiu assim:

Zona 1: Área de serviço e banheiro de serviço.
Zona 2: Cozinha e despensa.
Zona 3: Banheiro social e escritório.
Zona 4: Quarto do casal e quarto do filho.
Zona 5: Entrada, sala e varanda.

Eu dividi assim:

Zona 1: Área de serviço e pátio.
Zona 2: Cozinha.
Zona 3: Sala de estar/jantar.
Zona 4: Quarto.
Zona 5: Banheiro e "brinquedoteca" (sou pobre mas meus filhos têm brinquedoteca hahaha - leia-se: um rack cheio de brinquedos e livros, que fica no pequeno corredor da casa)

O que existe nesse esquema de zonas da FLY Lady é que a PRIMEIRA e a ÚLTIMA semanas são as que, geralmente, têm "menos dias" em cada mês, então as ZONAS PRINCIPAIS sempre pegam SEMANAS INTEIRAS e podem ser melhor trabalhadas.


TIPO:
Primeira semana - zona 1 - Área de serviço e pátio.
Segunda semana - zona 2 - Cozinha.
Terceira semana - zona 3 - Banheiro e brinquedoteca.
Quarta semana - zona 4 - Quarto.
Quinta semana - zona 5 - Sala de estar/jantar.


No meu caso, por exemplo, que não trabalho fora, fica mais fácil cuidar de tudo (tenho depressão não falta de tempo) e todas as zonas estão na minha Rotina Diária que inclui dar uma limpada "por cima" de cada cômodo. Então não tem problema se a primeira e/ou a última semanas tiverem um dia só, faço o possível nesse único dia e a Limpeza Detalhada, se não der pra fazer, pode ser deixada pro outro mês. Simples assim, sem culpa...

Confesso que é difícil, depois de tanto tempo sem limpar, deixar algo pra trás ou pra depois parece um retrocesso nessa luta que venho travando a cada dia. No entanto estou me policiando e lembrando sempre o que o Vida Organizada, o FLY Lady e o blog da Roseli dizem: sua casa não ficou no caos do dia pra noite e não será do dia pra noite que se organizará.
Parece coisa de AA mas estou apostando no "um dia de cada vez".

Acho que vale a pena acrescentar o seguinte: Estou deprimida, desempregada, mas tenho marido e três filhos que precisam da minha atenção. Uma coisa que aprendi com meus pais, e meu marido assina embaixo, é que se meus filhos estão com saúde, bem alimentados e recebendo a atenção devida... A casa pode estar de pernas pro ar! Nem tô! Infelizmente não era esse o caso, mas para as mães trabalhadoras que não têm tempo para a casa, para o marido ou os filhos... Priorize a família. A família vai e a casa fica.


A regra da FLY Lady é clara:

- Em primeiro lugar, destralhar o que for necessário (por 15 minutos, lembra?!) na zona em questão. É impossível organizar tralha!
- Fazer a missão do dia - a FLY Lady tem esse lance de "missão do dia" pra nos lembrar de limpar cantinhos que normalmente esquecemos, tipo tirar o pó do chuveiro, sabe? E costumam ser tarefas que duram em torno de 15 minutos - confesso que adorei essa idéia dos 15 minutos, qualquer coisa chata que preciso fazer logo penso: "Tá, vou fazer por 15 minutos!" Se não terminar, me contento com o pouco que fiz e vou fazer outra coisa ou não, respeito meus limites.
- Trabalhar na lista detalhada de limpeza.

A primeira semana que usei (20/10/14 - 26/10/14) era a zona 4 - o quarto!

1º passo - Destralhar por 15 minutos:

Destralhei o que estava a vista e como sobraram alguns minutos destralhei um pouco do que estava escondido... hahahaha Sabe aquelas caixinhas??? Aquelas que adoramos guardar porque "um dia" vamos aproveitar pra alguma coisa? Pois é! Eu tinha uma certa quantia delas e como até hoje eu não tinha aproveitado pra nada... Resolvi "aproveitar" pra jogar no lixo (reciclável, né?!) hahahaha.


2º passo - Fazer a missão do dia: Nessa semana em que usei foi assim:

Segunda-feira: Pegar o que está fora do lugar e guardar.
Terça-feira: Atacar roupas amontoadas e colocá-las em seus devidos lugares e desfazendo-se do que for desnecessário.
Quarta-feira: Limpar mesinhas de cabeceira.
Quinta-feira: Destralhar cômoda.
Sexta-feira: Refazer a cama do zero! Virar o colchão. Colocar os travesseiros ao sol.


Lembrando sempre que estes sites que acompanho sempre aconselham fazer o que for possível e a seu modo, sem que você se sacrifique ou à sua família (família em primeiro lugar, lembra?!). Faça suas próprias adaptações. Eu fiz as minhas.


3º passo - Limpeza Detalhada:

Fiz uma lista de todos os cantinhos que julguei precisarem de um trato e de coisas e lugares que precisavam de organização. Outra limpeza como essa só no próximo mês!

  • Destralhar por 15 minutos. Sempre a primeira coisa a fazer, lembra?
  • Tirar o pó.
  • Limpar a porta e a maçaneta.
  • Trocar a roupa de cama.
  • Bater travesseiros e colocá-los ao sol.
  • Limpar a lâmpada.
  • Limpar o teto.
  • Virar o colchão.
  • Limpar a janela e os vidros.
  • Limpar o interruptor.
  • Limpar as portas dos guarda-roupas.
  • Limpar prateleiras superiores dos guarda-roupas.
  • Limpar prateleiras inferiores dos guarda-roupas.
  • Limpar gavetas e organizá-las.
  • Tirar manchas das paredes.
  • Limpar embaixo das camas.
  • Limpar cantos.
  • Aspirar o pó.
  • Limpar em cima dos guarda-roupas.
  • Passar a bruxa.
  • Praticar o desapego.
  • Esvaziar e limpar a cômoda.
  • Limpar e organizar os calçados.

Outra coisa que ficou melhor pra mim, foi organizar a semana na agenda concentrada na zona da semana. Assim eu limpo e organizo um pouco por dia levando em consideração outra dica dos sites que é: 45 minutos trabalhados e 15 de descanso. Quer ver uma coisa? A FLY Lady indica a...


"Limpeza de Emergência"

1. Vestir-se completamente inclusive sapatos, arrumar os cabelos, passar creme e maquiagem.
2. Dedique 15 minutos à cozinha e faça a pia brilhar. - É... a FLY Lady tem isso de "brilhar a pia", eu achei um exagero no início mas ver a pia brilhando pela manhã me fez sorrir involuntariamente e foi realmente um presente, como ela mesma diz.
3. Dedique 15 minutos à sala, limpe mesas, estante, recolha brinquedos, jornais... Junte em uma caixa o que não pertence à sala e em um saco o que for lixo. Deixe pra guardar e reciclar depois.
4. Volte à cozinha por mais 15 minutos de onde parou. Lembre-se: sem perfeição, limpando apenas superfícies.
5. A cada 45 minutos trabalhados descanse 15 e relaxe!
6. Dedique 15 minutos ao banheiro, limpe a pia, espelho, vaso sanitário, separe toalhas e roupas sujas.
7. De volta à cozinha por mais 15 minutos.
8. De volta à sala por mais 15 minutos.
9. Mais 15 minutos de relax!

Entendeu o que eu disse anteriormente? Não dá pra surtar, em 15 minutos dá pra fazer muita coisa! 

Até a próxima! o/
.

You Might Also Like

2 comentários

  1. Menina eu fiz na sexta-feira essa limpeza de urgencia e amei, nao fiz mta coisa, mas só de ter "tirado o grosso" foi mto bom pra alma! rsrsrsrsrrs
    Adorei tbm os 15 min, fuxiquei o blog dela através da sua indicação!

    bjs

    fernandamouta.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como a FLY Lady diz: "Mesmo o trabalho de casa feito 'incorretamente' ou de forma incompleta ainda abençoa a sua família. "
      E é a pura verdade!
      Essa limpeza de emergência é pra salvar nossa casa do caos e nossa alma também, né?!
      Um beijo.

      Excluir

Não saia sem comentar!
Sua opinião é sempre bem-vinda e importante pra mim e pro blog.
Responderei a todos os comentários.

Obrigada pela visita.
Volte sempre!