O VIDA ORGANIZADA ORGANIZANDO MINHA VIDA

sábado, novembro 29, 2014





Acordei entusiasmada e disposta a mudar a minha situação e da minha casa.
Ainda pela manhã recebi mais uma injeção de ânimo quando Maria Luíza, minha filha de 6 anos, acordou e ao me dar "bom dia", me abraçou, respirou fundo (deu uma fungada, na verdade, hahahaha) e disse: "Hummm... Tá com cheirinho de mãe de novo."
Chorei, né?! Foi tudo de bom!


E no primeiro dia, depois de conhecer o Vida Organizada, fiz pouca coisa mas como a própria Thais Godinho (criadora do V.O.) diz: "Melhor fazer um pouco do que não fazer nada."




O QUE FIZ:
  • Acordei, fiz minha higiene e aproveitei pra limpar a pia do banheiro (cuba e bancada) e o espelho. Sem esfregação, sem perfeição, apenas o suficiente pra ficar limpo.
  • Troquei de roupa! Para alguém na minha situação, que passava o dia inteiro de pijama, vestir uma bermuda e uma camiseta mais bonitinha foi um grande passo! Pensando bem, "acordar entusiasmada e disposta" já foi um grande passo... hahaha
  • Fiz o almoço!
Continuei lendo e copiando algumas dicas e orientações do blog a fim de montar um planejamento compatível com o caos da minha casa.

Conclusão: eu precisava de uma agenda!
COMPRAR UMA AGENDA EM SETEMBRO??? (Ainda era setembro...)
Até poderia comprar uma permanente mas como ainda tinha um pouco de dificuldade de sair de casa e material pra artesanato de sobra...

Primeira providência:
  • Fiz uma agenda! Colei folhas de papel sulfite e fiz a capa com papel cartaz. Ficou bonitinha...
Agenda: papel sulfite + cola + papel cartaz.
Como era um sábado aproveitei o fim de semana pra planejar e, igual a uma dieta, decidi começar na segunda-feira!

Seguindo o Vida Organizada...

5 Coisas pra fazer na segunda-feira
  1. Definir o menu da semana - qualquer coisa para agilizar e não correr o risco de "não sei o que fazer então não vou fazer".
  2. Alongar - o único exercício físico que me permito, por enquanto...
  3. Planejar a semana - entendeu agora o porquê da agenda? A depressão também acaba com a memória da gente!
  4. Destralhar por 15 minutos! - santo remédio pra acabar com a bagunça. Sacolinha na mão e desapego na mente. Não combina com você ou com seu momento, está estragado ou quebrado, não serve, você não ama ou perdeu a utilidade... Joga fora! Doa! Passa adiante!
  5. Não piorar a bagunça! - deu pra entender, né?!
Acrescentei à minha agenda mais algumas tarefas:
  • Lavar a louça.
  • Limpar a pia do banheiro (pra virar hábito).
  • Guardar as coisas em seus lugares.
  • Estender as roupas (que lavaram durante a noite).
  • Arrumar as camas.
O planejamento foi mais ou menos assim a semana toda.

BALANÇO DA PRIMEIRA SEMANA
  • Consegui fazer muito pouco do que foi planejado.
  • Executei tarefas que não constavam na lista mas estavam entre as orientações do Vida Organizada.
  • Incorporei os "15 minutos" para fazer qualquer coisa. Marcava no celular e quando despertava eu parava o que estava fazendo e ia fazer outra coisa, também por 15 minutos...
  • Comecei pela desordem visível e como tinha MUITA desordem visível não acabei na primeira semana...
  • Não fui pra cama sem guardar as coisas em seus devidos lugares.
  • Fiz listas de lugares pra limpar, coisas pra organizar e lugares pra destralhar.
  • Planejei e sonhei também. 
  • Destralhei roupas (por 15 minutoos) desde o tempo da gravidez e de antes, que não serviam mais. Rendeu uma sacola grande e ainda tem mais pra ver mas vou aos poucos.
  • Destralhei receitas que nunca farei (por 15 minutos). Aproveitei os papéis pra fazer um bloquinho de anotações.
  • Deleguei tarefas (colocando as crianças nos eixos também).
A Maria Luíza me viu arrumando, limpando e foi no embalo. Me fez uma surpresa arrumando as camas, do jeitinho dela e a parabenizei, agradeci por isso e deixei como estava para não desestimulá-la. No dia seguinte ela varreu a sala e no outro dia organizou nossos cosméticos no banheiro. Tudo isso sem que eu pedisse!!!
As únicas coisas que peço são: guardar os brinquedos nas caixas correspondentes e colocar a roupa suja no banheiro.
Nisso até o Pedro de 3 anos e 4 meses também participa. A Manuela de 1 ano e 9 meses está aprendendo os lugares das coisas, coloca sua mamadeira na pia quando termina e às vezes as dos irmãos também, coloca sua fralda na lixeira e guarda os brinquedos só com incentivo/ajuda.

Parece que começamos bem. Perdi o ritmo no fim de semana por causa de uma crise de rinite alérgica (imagina a quantidade de pó acumulado em que eu mexi!!!), mas não parei.
Yeah! \o/

Procurei não me preocupar em como acordaria no dia seguinte, apenas planejava fazer mais...

"Você sabe que a sua casa está bagunçada, que tem muita coisa errada no ambiente onde você vive e isso lhe causa frustração. Gaste sua energia fazendo algo a respeito em vez de se sentir mal todos os dias" (Thais Godinho - Vida Organizada).


Até a próxima! o/
.

You Might Also Like

4 comentários

  1. Acho q meu comentario nao foi.... entao.... a thais godinho tbm me fez mto bem e nem me conhece! rsrsss
    Ela é bem simples nas dicas e eu acho isso super legal!

    bjs

    fernandamouta.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taí a coisa que eu mais gosto no trabalho dela: a linguagem fácil. Não é aquela linguagem rebuscada, intelectual que me faz sentir mais burra do que já sou. Hahahaha
      Assim ela fica mais próxima de nós como uma igual. Adoro isso!

      Excluir
  2. Parabéns pelo esforço!!!! Tenho certeza de que você vai conseguir sair dessa, um pouquinho de cada vez!
    Ana Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada. Todo apoio é válido e bem-vindo.
      Um beijo.

      Excluir

Não saia sem comentar!
Sua opinião é sempre bem-vinda e importante pra mim e pro blog.
Responderei a todos os comentários.

Obrigada pela visita.
Volte sempre!